- Home
- Onde investir
- Investimentos
- ChatGPT: a inteligência artificial pode ajudar seus investimentos?
ChatGPT: a inteligência artificial pode ajudar seus investimentos?
Você já ouviu falar em ChatGPT? Se não ouviu, pode se preparar, porque esse é um dos assuntos do momento.
ChatGPT é um chat de inteligência artificial capaz de interagir (e aprender) com humanos, criando um tipo de conversa que é muito parecida com a que ocorre entre duas pessoas.
Quer entender melhor e saber se essa ferramenta pode ser útil para orientar seus investimentos? Pois bem, vamos lá.
O que é o ChatGPT?
ChatGPT é um software capaz de gerar textos em linguagem natural, ou seja, em linguagem semelhante àquela que nós, humanos, utilizamos. Aliás, a sigla GPT vem de Generative Pre-Trained Transformer (algo como “transformador pré-treinado generativo” em tradução literal).
Como o ChatGPT funciona?
“O ChatGPT utiliza inteligência artificial para interagir e cocriar com o ser humano, respondendo perguntas difíceis e elaborando construções de textos com sínteses complexas. Isto é, desde poesias, contratos, copys até programação em linguagem de computação aplicadas a softwares complexos”, explica Marcello Nicolielo, Head of Digital da HUB Mídia, especializada em gestão de propriedade intelectual e desenvolvimento de conteúdos premium.
Quer uma demonstração simples? Confira o que a ferramenta responde, quando fazemos a ela o seguinte pedido: “explique em linguagem simples o que é ChatGPT”.
E ele responde:
“ChatGPT é um modelo de linguagem artificial desenvolvido pela OpenAI. Ele foi treinado com milhões de exemplos de texto na internet, para ser capaz de responder a perguntas e iniciar conversas sobre muitos assuntos diferentes. É como ter uma inteligência artificial como assistente virtual que você pode conversar. É importante lembrar que, embora o ChatGPT seja bastante avançado, ele ainda não é perfeito e às vezes pode dar respostas erradas ou confusas”.
Exemplos do ChatGPT operando
Em tese, a inteligência artificial do ChatGPT é algo bem simples. Afinal, a ferramenta aprende a partir de uma infinidade de textos que estão disponíveis na internet. “Com um banco de dados vasto, o ChatGPT pode construir e elaborar ideias incríveis”, ressalta Nicolielo.
Como exemplo, ele cita alguns dados gerados pelo ChatGPT. Vamos a eles:
Pergunta 1:
Faça um poema curto de dois parágrafos sobre a importância do investimento.
Resposta:
“Investir é um caminho a seguir
Para alcançar um futuro mais seguro
É preciso planejar, escolher bem
E fazer o dinheiro trabalhar por você.
Com o tempo ele cresce sem parar
E te proporciona segurança e paz
Investir é uma forma de preparar
O amanhã para você e sua família.”
Pergunta 2:
Faça uma cópia para um post no Instagram, dando três dicas curtas para começar a investir no exterior.
Resposta:
“Começar a investir no exterior pode ser intimidante, mas não precisa ser! Aqui estão 3 dicas para te ajudar a começar:
- Conheça seus objetivos financeiros;
- Esteja ciente dos riscos,
- Encontre um corretor confiável.
Lembre-se, o investimento é um processo a longo prazo. Comece pequeno e seja paciente! #investimento #finançaspessoais #investimentoexterior.”
Uau, parece até que fui eu quem escreveu… Mas de certa maneira até foi. Isso porque a inteligência artificial do robô selecionou algumas respostas que vasculhou pela web e me enviou. Alguma coisa minha certamente está aí…
Como acessar ChatGPT em português
Acessar o ChatGPT em português é bastante simples, porém o sucesso da ferramenta tornou-a inacessível. Pois é.
Expectativa: basta você entrar em https://chat.openai.com/chat e fazer um pequeno cadastro com seus dados.
Realidade: o site está quase sempre sobrecarregado. Ou seja: fica muito tempo fora do ar.
Bom, mas digamos que uma hora você dê sorte e consiga ativar a inteligência artificial.
“Quando for interagir com o ChatGPT, escreva em português que ele vai te entender”, afirma Nicolielo.
Apenas tome o cuidado de não entregar dados sigilosos ou sensíveis à ferramenta que ainda está em aprimoramento. Preste atenção aos alertas que surgem logo que você completa seu cadastro.
Traduzindo (livremente) do inglês, o ChatGPT alerta: “As conversas podem ser revistas por nossos instrutores de IA para melhorar nossos sistemas. Por favor, não compartilhe nenhuma informação sensível em suas conversas”.
Ela alerta também que o objetivo, por enquanto, é receber feedback externo para melhorar os sistemas e torná-los mais seguros.
“Ainda que tenhamos medidas de segurança em vigor, o sistema pode ocasionalmente gerar informações incorretas ou enganosas e produzir conteúdo ofensivo ou tendencioso. Não se destina a dar conselhos”, diz a própria ferramenta.
Qual é a diferença entre ChatGPT e um chatbot convencional?
Nicolielo explica que o chat convencional tem como padrão a automação. Isso significa que é um programa com perguntas e resposta pré-estabelecidas.
O ChatGPT, por sua vez, tem dois fatores que o tornam mais complexo.
“O primeiro é que essa inteligência artificial tem um vasto banco de dados chegando a bilhões de conexões em variáveis e referências de texto”, diz.
O segundo fator é que, por ser de rede neural artificial profunda com aprendizado de máquina, além do banco de dados, a ferramenta aprende com o usuário, aperfeiçoando suas respostas e sínteses.
O ChatGPT pode auxiliar na escolha de investimentos?
Será que o ChatGPT pode te ajudar a investir melhor? O ChatGPT ainda não é capaz de fazer isso. Bem, não ainda.
Lembre-se que o próprio site alerta que ele pode gerar informações incorretas e não se destina a dar conselhos (inclusive sobre investimentos, pode acreditar!).
“Por ser um recurso novo e complexo, o banco de dados não tem referências do dia atual”, alerta o especialista.
Mas, ele afirma, se você fizer uma pergunta correta, fornecendo dados precisos, ele pode ajudar a ter insights e análises complexas para uma tomada de decisão.
Ele é capaz de fornecer recomendações de ativos com eficiência?
Também não, pelo menos por enquanto. Por quê? Mais uma vez, porque ele não tem informação do momento atual.
“Sua interação é feita com base no banco de dados que, por enquanto, na versão 3.0 (GPT-3), foi alimentado até o ano de 2021, com 175 bilhões de parâmetros do passado”, detalha Nicolielo.
“E, claro, sem parâmetros do presente para cruzar com o passado é inviável elaborar probabilidades no futuro”, alerta.
Vale a pena utilizar ChatGPT para orientar meus investimentos?
Nicolielo lembra que, como a ferramenta tem acesso a um banco de dados considerável do passado e tem poder de computação e construção lógica sobre linguagem, números e cálculos, ela pode ser útil para ajudar em três aspectos.
Assim, o ChatGPT pode te ajudar em:
- Análise de dados fornecidos;
- Acesso ao banco de informações da história da humanidade, como grandes investidores, histórico do mercado;
- Direcionar perguntas complexas com textos e referências para tirar insights valiosos, abrindo uma visão que talvez você não pudesse alcançar sozinho.
É perigoso utilizar a ferramenta para orientar os investimentos?
Existem perigos, sim. Primeiramente, você não deve confiar 100% nessa inteligência artificial.
“Não é seguro ainda por ela não ter acesso em tempo real ao que está acontecendo”, diz ele, explicando que o gap pode dar informações não precisas ou erradas.
Outro perigo é acreditar que tudo o que a inteligência artificial elabora é preciso. “Ela ainda tem muito a corrigir e melhorar”, ressalta. Ou seja, ele pode dar alguma orientação, mas nada substitui ajuda profissional e sua estratégia, ok?
ChatGPT e Elon Musk
Muitas pessoas se perguntam qual é a relação entre ChatGPT e Elon Musk, dono da Tesla, fundador da SpaceX e atual proprietário do Twitter.
Para esclarecer a dúvida, vale lembrar que o bilionário foi um dos fundadores da OpenAI, em 2015. Vale ressaltar que a OpenAI é um laboratório focado em pesquisas sobre inteligência artificial.
Em 2018, contudo, ele renunciou ao cargo de co-chairman da empresa. Isto é, espécie de copresidente.
Aliás, no Twitter o próprio Musk já criticou a OpenAI pública e ironicamente. Ele postou que “OpenAI should be more open imo”, ou seja, “OpenAI deveria ser mais aberto, em minha opinião”.
Leia a seguir