Tem valor para receber nos bancos? Banco Central libera serviço dia 14 de fevereiro – saiba como fazer a consulta e resgatar valores
Suspenso após gerar demanda acima do previsto, o Sistema Valores a Receber (SVR) do Banco Central será retomado apenas em 14 de fevereiro. As solicitações de pagamento, no entanto, só poderão ser feitas a partir de 7 de março, mediante agendamento.
No momento da consulta, quem tiver dinheiro a ser devolvido por alguma instituição financeira será informado sobre a data em que poderá pedir a transferência para sua conta.
A ferramenta, integrada ao Registrato, foi lançada na segunda-feira e suspensa no dia seguinte. O excesso de demanda derrubou o site do BC, que ficou mais de 24 horas fora do ar.
“Para que o SVR possa voltar a atender a todos os cidadãos com estabilidade e segurança, o BC está investindo fortemente na ampliação de sua capacidade de atendimento”, disse a autoridade monetária em nota.
“O BC informa que, a partir de 14/02/2022 , o cidadão poderá consultar se têm algum valor a receber. Em caso positivo, será imediatamente informado sobre a data em que poderá solicitar a transferência dos recursos para sua conta. Essas solicitações de transferências poderão ser agendadas a partir de 07/03/2022 , na data informada pelo sistema”, completou.
A autarquia informou que os cidadãos não devem se preocupar com a manutenção de seus recursos não procurados nesse período. “Não há risco de prescrição ou perda desses recursos, que permanecerão guardados pelas instituições financeiras à espera de seus proprietários”, afirmou.
Fique atento a golpes no Sistema Valores a Receber
O BC alertou ainda sobre golpes que utilizam o sistema. “O BC não entra em contato com os cidadãos. Qualquer informação sobre valores a receber só poderá ser obtida a partir de 14/02/2022 . A solicitação de resgate no SVR será feita por meio de usuário e senha e os recursos serão transferidos diretamente das instituições financeiras para os cidadãos, que não devem fazer qualquer depósito prévio a qualquer pessoa ou instituição”, disse.
O Registrato reúne informações do consumidor junto ao sistema financeiro, como contas abertas e crédito tomado. A consulta é gratuita.
Os valores a receber podem ser de recursos remanescentes de contas que foram fechadas ou restituição de cobranças indevidas, por exemplo. Na ferramenta, o consumidor pode também solicitar o pagamento dos recursos.
Com informações do Valor Econômico.
Leia a seguir