7 livros que você não pode ignorar em 2025

E não listamos apenas obras sobre finanças, mas livros sobre diversos assuntos

Logo no começo de 2025, nada melhor do que ter uma lista de livros para ler ao longo do ano, não é mesmo? Por isso, a Inteligência Financeira traz 7 obras literárias que você não pode ignorar.

E quem ajudou a gente nessa empreitada foi Janine Rodrigues, fundadora da Piraporiando Editora e Produtora, e claro, apreciadora de livros e leitora assídua de diversas obras.

7 livros para ler em 2025

Então, sem mais delongas, bora descobrir quais obras literárias são essas?

1.  O oráculo da noite: A história e a ciência do sonho
(Sidarta Ribeiro, Ed. Companhia das Letras)

O oráculo da noite: A história e ciência do sonho – (Foto: Divulgação)

Você já parou para pensar o que é o sonho e para o que ele serve? E mais: de que maneira conseguir trazer sentido para o que passa em nossa mente enquanto dormimos? São essas e muitas outras questões que Sidarta Ribeiro, neurocientista, responde ao longo desse que é um dos bons livros para ler em 2025.

Além disso, o autor também mostra como os sonhos eram importantes para as antigas civilizações, como na Grécia e Egito, por exemplo. “É um livro incrível sobre os sonhos. Para quem quer saber um pouco mais sobre como funciona nosso psiquismo e o papel fundamental dos sonhos. Sidarta é simplesmente genial”, comenta Janine.

2. A elite do atraso: Da escravidão a Bolsonaro
(Jessé Souza, Ed. Estação Brasil – Sextante)

A elite do atraso: Da escravidão a Bolsonaro – (Foto: Divulgação)

Escrita pelo sociólogo brasileiro Jessé Souza, a obra revela alguns fatos envolvendo a vida nacional. Ao longo das páginas, o livro mostra como funcionam as estruturas que movem o poder. Além disso, apresenta a forma como a elite brasileira exerce sua força e manipula a sociedade.

“Um livro necessário em toda casa brasileira de todas as classes sociais. Aliás, é importante ressaltar que esse não é um livro sobre partidos políticos. Mas sim uma obra que ajuda o leitor a ter maior compreensão de como e porque nosso passado escravocrata ainda se faz tão presente nos dias de hoje. Jessé Souza é atemporal e um verdadeiro presente para todos os leitores interessados em conhecer mais sobre o passado e o presente do Brasil”, comenta a especialista.

3. Investir é para todos
(Eduardo Moreira, Ed. Record)

Investir é para todos – (Foto: Divulgação)

Com uma abordagem simples, o autor acaba com os mitos do mercado financeiro e explica conceitos das finanças, como diferentes tipos de ações, de renda fixa, a relação entre risco e retorno, entre outros pontos fundamentais para quem quer começar a investir.

“Em geral, a maior parte dos brasileiros não foi educado para investir, porque infelizmente a lógica é a da sobrevivência e muitas vezes da escassez. Mesmo quando poderíamos investir, há um desconforto de nunca saber ao certo o que e como fazer. Linguagens excludentes, mentiras e má fé também mantém muitos brasileiros longe do tema investimentos. Eduardo Moreira mostra seu compromisso ético com a justiça social”, acredita Janine.

4. Nuang – caminhos da liberdade
(Janine Rodrigues, Ed. Piraporiando)

Escrito pela nossa especialista, essa obra, claro, não poderia ficar de fora desta lista. A personagem principal desse que é um dos bons livros para ler em 2025, Nuang, é uma menina alegre e talentosa do povo Uthando, comunidade que tem como principal característica a honra, a sabedoria e a beleza.

Mas, em um determinado momento de sua vida, um terrível acontecimento coloca à prova a resistência de Nuang.

“É a história de busca pela liberdade pelos olhos de uma criança que em meio ao caos e a dor, segue acreditando em sua história e nos seus. Escrevi este livro dos 9 aos 14 anos a partir de conversas com meu pai e minha avó, que falava Zulu e Swaíli. Além de me inspirar num desejo enorme de ter uma amiga negra na infância. Uma história, então, sobre como a solidão pode ser ressignificada quando se sabe de onde viemos e para onde queremos ir”, explica a autora.

5. Ainda estou aqui
(Marcelo Rubens Paiva, Ed. Alfaguara – Companhia das Letras)

Ainda estou aqui – (Foto: Divulgação)

Essa obra não poderia ficar de fora da nossa lista de livros bons para ler em 2025. Afinal de contas, o filme do diretor Walter Salles fez tanto sucesso por conta do livro escrito por Marcelo Rubens Paiva.

Aliás, como você já deve saber, a obra conta a história da mãe de Marcelo, Eunice Paiva, que também possui outros quatro filhos. A narrativa mostra como Eunice criou os cinco filhos sozinha depois que seu marido, o deputado Rubens Paiva, foi preso por agentes da ditatura, torturado e morto.

“Um livro que emociona e que fala de uma parte triste, mas também importante de ser conhecida sobre o Brasil”, argumenta Janine.

6. O olho mais azul
(Toni Morrison, Ed. Companhia das Letras)

O olho mais azul – (Foto: Divulgação)

Primeiro romance da autora e ganhadora do Prêmio Nobel, Toni Morrison, a norte-americana conta a história de Pecola Breedlove, uma garota negra que tem como sonho adquirir uma beleza diferente da sua. Isso porque, ao longo de sua jornada, a menina é maltratada por conta da cor de sua pele e do seu cabelo. Desse modo, Pecola tem como desejo ter os olhos azuis, assim como as mulheres brancas.

“Um dos livros mais emocionantes que já li. Forte e necessário. O romance fala da opressão racial como causa de grandes traumas na vida de uma menina negra”, analisa Janine sobre este que é um dos livros bons para ler em 2025.

7. Coraline: Certas portas não devem ser abertas
(Neil Gaiman, Ed. Intrínseca)

Coraline: Certas portas não devem ser abertas – (Foto: Divulgação)

Primeiro livro do autor inglês Neil Gaiman para o público infantojuvenil, essa obra virou febre não só entre as crianças, mas entre os adultos também. Até por isso é um dos bons livros para ler em 2025. Aliás, vale saber que a obra ganhou uma versão nos cinemas. A animação “Coraline e o Mundo Secreto”, do diretor Henry Selick.

“O fantástico Neil Gaiman nos faz viajar por uma história cheia de mistérios. A menina Coraline vive entre dois mundos e, entre duas famílias, dando se conta de quem nem tudo é como vemos”, afirma a especialista.

Leia a seguir

Leia a seguir