‘Eu era uma pessoa de sucesso, mas não era um sucesso de pessoa’, diz Nizan Guanaes
O publicitário e empresário falou sobre o processo de transformação que passou em prol de sua saúde
Muitas vezes, na correria do dia a dia, a gente acaba esquecendo de um ponto primordial: a nossa saúde. Foi assim com o publicitário e empresário Nizan Guanaes. Atualmente CEO da N Ideias, Nizan já fez parte da criação de diversas empresa, como a DM9, Africa e Grupo ABC.
Então, dentro da rotina insana do empresário, era difícil encaixar uma vida mais saudável. Era… porque, de alguns anos para cá, Nizan decidiu fazer uma transformação radical e passou a praticar atividades físicas (ele é corredor e já realizou, inclusive, algumas maratonas), emagreceu e, aos olhos de quem convive com ele, está mais feliz.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
“Ser feliz não é um ponto de chegada. É um destino. Não tem linha de chegada nessa busca. Às vezes, quando as pessoas cobram as coisas que eu já fui (o empresário já admitiu publicamente que era uma pessoa desagradável), eu falo para elas que eu tenho o direito de cair do cavalo e de me reinventar. Este é o destino das pessoas. (Aliás), ruim é quando é o contrário. Quando você é uma pessoa legal e vira uma pessoa diferente”, analisa.
Nizan Guanaes: ‘eu não era um sucesso de pessoa’
E foi com este direito de poder se reinventar que o empresário decidiu passar por mudanças que envolviam não só a saúde, mas a forma como ele se relacionava com as outras pessoas.
“Eu era uma pessoa de sucesso, mas não era um sucesso de pessoa. E isso é uma coisa importante na vida da gente. (Ou seja), você buscar em outras dimensões da sua vida ser um sucesso de pessoa”, afirma.
Mas, o que fez o empresário mudar?
A reviravolta na vida do publicitário aconteceu em 2011, após uma conversa com seu médico, o cardiologista Roberto Kalil.
“Eu estava muito compulsivo. (E, somado a isto), como meu pai morreu aos 45 anos de enfarte, meu médico falou: ‘Nizan, isso aqui é matemática, porque você está bebendo demais, fumando demais, tomando Coca-Cola demais, com muito estresse, sua chance de não morrer é muito pequena. Eu vou te indicar para um psiquiatra’. E me indicou para o Arthur Guerra”, lembra.
Durante a consulta com o profissional da saúde, o empresário conta que comentou que o medicamento que estava tomando para dormir não funcionava mais e que precisava de outro. Porém, o psiquiatra resolveu retirar todos os remédios que Nizan estava tomando.
“Claro que não foi tão simples assim. Foi um trabalho de análise. Eu era irascível. Eu me identificava muito com aquele personagem Doron – da série Fauda, produzida pela Netflix (NFLX34) -, que é aquele cara que vai resolver o problema, mas a um custo de relacionamento absurdo. Esses caras que resolvem mas são insuportáveis, sabe? Então foi um momento de saúde que eu precisava resolver”, explica Nizan.
E tem mais histórias
Esse é apenas um trecho da entrevista que o publicitário, empresário e CEO da N Ideias cedeu para equipe da Inteligência Financeira.
Ao longo do bate-papo para o videocast Visão de Líder, Nizan Guanaes falou também sobre o atual excesso de informação, polarização, investimentos, empreendedorismo, perspectivas para o Brasil e muito mais.
Eu, se fosse você, não perderia por nada esta entrevista. É só dar o play no vídeo que está no começo deste texto.