Pix supera o cartão de crédito como meio de pagamento no e-commerce
67% dos consumidores usam o sistema no comércio online
O Pix veio para ficar, inclusive nas compras e vendas online. Para continuar a crescer e manter a satisfação dos clientes, muitos varejistas de pequeno e médio porte têm apostado em formas de pagamento digitais, como mostra uma recente pesquisa da Cielo, realizada de entre os meses de abril e maio deste ano, em parceria com a Expertise/Opinion Box.
O levantamento confirma um movimento já percebido em outras transações financeiras. O Pix se consolidou como uma das principais formas de pagamento, sendo uma das mais utilizadas tanto nas vendas presenciais quanto nas vendas físicas.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Assim, o estudo revela que o Pix superou o cartão de crédito no e-commerce, sendo opção de 67% dos consumidores.
Já em vendas presenciais, a modalidade está empatada com o cartão de crédito (57%). Além disso, de acordo com o estudo, mais de 50% dos varejistas costuma incentivar com descontos o pagamento com Pix. Em vendas de valores mais elevados, o cartão de crédito ainda é o meio de pagamento mais utilizado pelos clientes.
Últimas em Consumo
Canais de venda se modernizaram
Em relação aos novos canais de venda, 81% dos lojistas já realizam transações via WhatsApp e 65% pelas redes sociais, mesmo entre os comerciantes que possuem loja física. A maquininha de cartão permanece como principal meio de pagamento entre os varejistas (96% do total), mas o link de pagamento já é utilizado por 56% dos respondentes.
Novas regras para o Pix
O meio de pagamento que caiu no gosto dos brasileiros tem ganhado novas regras e funcionalidades. Assim, recentemente, o Banco Central anunciou aperfeiçoamentos no sistema de segurança que passam a vigorar em novembro deste ano. Saiba mais sobre as mudanças.