Sem tempo? Nossa ferramenta de IA resume para você!
Rio de Janeiro terá ponto facultativo em 18 e 19 de setembro devido ao Rock in Rio e jogos da Libertadores. A medida visa reduzir a circulação de pessoas durante os eventos, facilitando a operação das autoridades de trânsito e segurança. O decreto abrange funcionários públicos estaduais e municipais, com exceção das secretarias de Saúde e Mobi-Rio. Para empresas privadas, a decisão cabe a cada empregador. O uso de transporte público é recomendado para chegar aos eventos.
A cidade do Rio de Janeiro terá ponto facultativo nas próximas quarta e quinta-feira (18 e 19). A medida excepcional se deve em razão da concentração de três jogos da Libertadores e da realização do festival Rock in Rio nesses dias.
Os decretos foram assinados pelo prefeito Eduardo Paes (PSD) e pelo governador Cláudio Castro (PL). “A medida leva em consideração a necessidade de maior mobilização dos órgãos municipais, para garantir a ordem pública e as operações de trânsito”, informa o Centro de Operações Rio (Cor) em nota.
Dessa maneira, o objetivo da medida também é diminuir a circulação de pessoas no momento dos grandes eventos na cidade. Além disso, a Prefeitura reforçou a recomendação do uso de transporte público para chegar ao Rock in Rio
Por que haverá ponto facultativo no RJ?
Em menos de 24 horas, a cidade do Rio terá uma série de eventos que mobilizarão uma grande quantidade de pessoas. Foram marcados para os dois dias, quarta e quinta-feira, três jogos das quartas-de-final da taça Libertadores da América.
Na quarta-feira (18), serão dois jogos. Fluminense e Atlético-MG se enfrentam no Maracanã às 19h e Botafogo e São Paulo fazem outro confronto no Estádio do Engenhão, às 21h30.
Já na quinta-feira (19) haverá apenas um jogo, entre Flamengo e Penãrol, do Uruguai, no Maracanã, também às 19h. No entanto, acontecerá ao mesmo tempo o quarto dia da edição de 2024 do festival Rock in Rio. No dia 19, o Rock in Rio terá como atração principal o cantor Ed Sheeran.
O que muda com o ponto facultativo no RJ?
O decreto do ponto facultativo abrange, inicialmente, apenas funcionários públicos estaduais e municipais. O expediente nas repartições públicas se encerra às 15h. A regra não valerá para os servidores das secretarias de Saúde e da Mobi-Rio.
Assim, no caso das empresas privadas, a decisão caberá a cada empregador. Não há obrigatoriedade de liberação dos funcionários ou de expediente reduzido em razão do ponto facultativo. Portanto, se você trabalha no Rio de Janeiro, deve consultar seu empregador para saber sobre o expediente da empresa na próxima semana.