Último dia útil do ano: confira funcionamento dos bancos e como pagar contas

As agências bancárias podem ter horários diferenciados, e é preciso ficar atento às regras do PIX

Agência bancária do Banco do Brasil (Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)
Agência bancária do Banco do Brasil (Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

Este é o último dia útil de 2021 para os bancos e o mercado financeiro brasileiro. Veja como se organizar para não atrasar o pagamento de contas nem ficar sem dinheiro no meio das festas:

1 – Informe-se sobre o horário de abertura e fechamento da sua agência
Alguns bancos ainda estão operando com turnos diferenciados por causa da pandemia de Covid-19. Quase todos os bancos têm essas informações no site ou pelo atendimento no aplicativo e telefone. Mas, se possível, evite ir às agências, porque as filas podem ser grandes.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

2 – Confira o vencimento dos boletos
As contas com vencimento entre 31 de dezembro e 2 de janeiro podem ser pagas sem multa na segunda-feira (3).

3 – Saiba que pode contar com o PIX durante o Ano Novo, mas fique atento às regras
A transferência instantânea via PIX vai funcionar normalmente, obedecendo os limites de segurança estabelecidos pelo seu banco. Há instituições que não autorizam transferências à noite a partir de determinados montantes para contas não cadastradas previamente à noite. Se precisar, cadastre novos contatos e peça a alteração de limites ainda nesta quinta (30).

Últimas em Consumo

4 – Programe TEDs e DOCs
Dinheiro transferido via TEDs ao longo do dia (no horário permitido pelo seu banco) vai cair normalmente ainda hoje. Depois, só na segunda (3). DOCs sempre caem no dia útil seguinte à emissão, então, de qualquer maneira, qualquer transferência feita hoje nessa modalidade só vai cair na segunda (3).

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Bancos


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS