Como usar uma carteira de investimento automática
Fazer aplicações diversificadas de acordo com o seu perfil nunca foi uma tarefa fácil.
Antigamente, só quem tinha muita grana e podia pagar um gestor de investimentos e patrimônio, conseguia ter acesso a uma carteira diversa e fundos fechados só para investidores qualificados, que são aqueles que têm mais de 1 milhão de reais para investir.
Mas, com o belíssimo avanço da tecnologia, corretoras e bancos digitais já conseguem oferecer isso para nós, pequenos investidores e pobres mortais.
A grande vantagem é que elas fazem o rebalanceamento da carteira também de forma automática, ou seja, você não precisa ficar comprando e vendendo ativos.
Tem gente que até chama essas carteiras de robôs. Mas, na verdade, embora usem algoritmos para equilibrar a sua carteira de acordo com cada perfil, por trás tem os gestores: pessoas de verdade que gerem essas carteiras. Por isso é fundamental conhecer e ficar de olho quem são esses gestores, acompanhar o histórico e todas as mudanças na sua carteira, tá bem?
Antes E antes de aplicar nessas carteiras, vale lembrar, como sempre, que você vai ter que saber qual é o seu perfil de investidor, pra determinar o nível de risco da sua carteira, e também o seu objetivo com esse investimento, tá bem?
Então eu escolhi 3 corretoras ou bancos que têm esse perfil.
Warren
Vou começar pela corretora Warren, que oferece o serviço com o nome de carteiras administradas. A taxa de administração é de 0,6 e 0,7% ao ano sobre o total do valor aplicado.
MagnetIs
Já a Magnetis se apresenta como a primeira gestora digital de investimentos do Brasil.
Lá, o investidor vai escolher entre as 5 opções de carteiras de investimentos disponíveis, de acordo com o perfil de risco de cada um.
A primeira aplicação é de 1.000 reais, mas depois você já pode fazer aportes a partir de 100 reais.
A taxa de administração é de 0,6% ao ano sobre o total do valor aplicado.
C6 Techinvest
O banco digital brasileiro é o que oferece mais opções de carteiras. Aqui, eles chamam de C6 Techinvest.
E oferecem 3 tipos de carteiras: de ativos globais, de ações e de fundos.
Tem gente que acha que essas carteiras são pra pessoas preguiçosas, que não querem aprender sobre investimentos.
Eu já acho que é mais uma bela opção para ajudar as pessoas a começarem a investir, e criar o hábito de traçar objetivos e fazer aplicações todos os meses.
Então, se esse tipo de carteira funciona pra você, o seu trabalho está em buscar qual corretora tem o melhor serviço que se adequa ao seu perfil.
Leia a seguir