- Home
- Finanças
- Finanças pessoais
- Como fica o funcionamento dos bancos no feriado de 7 de Setembro
Como fica o funcionamento dos bancos no feriado de 7 de Setembro
Nesta quarta-feira, 7 de setembro, é comemorado os 200 anos da Independência do Brasil. Com o feriado, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias de todo o país não estarão abertas para atendimento neste feriado. Contudo, após a pausa, os bancos funcionarão normalmente na quinta-feira (8).
Como ficam os boletos
Durante o feriado, o autoatendimento em caixas eletrônicos e canais digitais seguem em pleno funcionamento. Entretanto, as contas de consumo, como água, luz e telefone, com vencimento no dia 7 poderão ser pagas na quinta-feira (8), sem que haja juros ou multas. Ademais, também não há qualquer penalidade para os carnês que vencem nesta data.
E os impostos, já são expedidos com as datas ajustadas aos calendários de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso o documento de arrecadação não tenha sido emitido com uma data após o feriado, é válido antecipar o pagamento. Em relação ao pagamento de títulos com códigos de barras, eles podem ser agendados em caixas eletrônicos, pelo telefone ou internet.
“Os meios eletrônicos são uma alternativa prática e extremamente segura e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário. Internet banking, mobile banking e caixas eletrônicos podem ser utilizados para pagamento de contas, checagem de saldo e extrato e transferências, por exemplo. Banco por telefone e correspondente também estão entre as alternativas de atendimento”, afirmou por meio de nota, o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria.
Bolsa de valores
Além disso, também não haverá negociação na bolsa de valores, B3, hoje. Também estarão suspensas operações de ETFs, ações, fundos, derivativos e os títulos públicos do Tesouro Direto.
Centrais de atendimento
Confira o número de telefone das centrais de atendimento dos principais bancos:
- Banco do Brasil – capitais e regiões metropolitanas: 4003-5285 / demais localidades: 0800 729 5285
- Bradesco – 0800 704 8383
- Caixa Econômica Federal – 0800 726 0101
- Itaú – 4004-4828
- Santander – 0800 762 7777
Leia a seguir