Fechar
Como surgiram as dívidas? Aprenda em 1 minuto!
O crédito surgiu há mais de cinco mil anos, antes mesmo do dinheiro
Meu jovem, minha jovem, aposto que você já ouviu a história de que o dinheiro surgiu para substituir o escambo. E o que é o escambo, você lembra?
É aquela história de que as pessoas trocavam itens por outros itens. Por exemplo, se eu tinha um galinheiro em casa e precisava de tomates, eu dava cinco ovos para meu vizinho em troca de um quilo de tomate.
Vários economistas, como o Adam Smith, por exemplo, dizem que foi assim que surgiram as moedas. E, a partir daí, o crédito foi inventado, as dívidas, os sistemas financeiros, e assim por diante.
Mas tem um outro autor, chamado David Graeber, que diz que isso não é verdade.
O Graeber é antropólogo econômico e no livro “Dívida: os primeiros cinco mil anos”, conta que, na verdade, as sociedades antigas, como a da Mesopotâmia, já tinham sistemas bastante complexos de trocas antes do dinheiro surgir. Ele conta que o crédito e as dívidas apareceram antes mesmo do dinheiro.
Aliás, o primeiro registro da palavra “liberdade” em qualquer idioma vem exatamente da Mesopotâmia, da sociedade Suméria. A palavra é “amargi”, que significa estar livre de dívidas.
Já nessa época, muita gente ficava completamente arruinada por ter dívidas e não era raro que perdessem tudo: os bens, os animais e até as suas famílias.
A moral da história é que a gente precisa tomar cuidado com as dívidas. Desde os tempos mais primórdios, como diria o samba, você precisa ter inteligência financeira para fazer empréstimos.
Veja aqui três conteúdos que vão te ajudar a não cair em dívidas!
1. Cinco dicas para pegar um empréstimo pagando menos
3. Por que os brasileiros estão cada vez mais endividados?
Leia a seguir