- Home
- Finanças
- Finanças pessoais
- Mês da Mulher: fique atenta aos golpes do amor!
Mês da Mulher: fique atenta aos golpes do amor!
Você acabou de sair de um relacionamento, não estava procurando ninguém, mas resolveu dar uma passada no Tinder para ver o que estava acontecendo. Do nada, um príncipe encantado aparece, prometendo amor e toda fidelidade do mundo. Golpe? Vamos analisar.
Então, no fim, você vai descobrir que aquele príncipe, não passava de um sapo. E também era golpista, que levou todas as economias que você vinha fazendo nos últimos anos.
Golpes de amor são golpes financeiros
Essa história parece familiar? Pois pega um café, que na minha coluna de hoje, vamos falar sobre os golpes do amor que são, na verdade, golpes financeiros. Neste tipo de golpes, os aproveitadores abordam a vítima, buscando criar uma conexão e um envolvimento emocional com o objetivo de roubar bens, dinheiro ou informações.
Existem diversos aplicativos de relacionamentos, no entanto o de maior sucesso é, sem dúvida, o Tinder, que foi lançado em 2012 e logo se tornou um dos aplicativos de encontros mais populares do mundo, com milhões de usuários.
Entretanto, assim como há pessoas buscando um novo amor, há também golpistas à procura da próxima vítima para aplicar golpes que atingem não só o coração, mas também a autoestima e o bolso!
No Brasil, o Tinder é mais popular entre os homens, que representam 60% dos usuários. Mas são as mulheres as maiores vítimas dos golpes do amor.
Nesta coluna trago os golpes do amor mais frequentes, os sinais de alerta de golpes e dicas de prevenção para que você fique longe dos golpes e mais perto do amor!
Golpe do sequestro
Golpe do sequestro é o tipo mais comum de golpe do amor e ocorre da seguinte forma: uma pessoa estabelece um contato com a outra. Trocam mensagens e agendam encontro presencial.
Ao chegar no local estabelecido, a vítima não encontra a pessoa com quem conversou. Surge então, outra pessoa, uma dupla ou grupo armado e a sequestra fazendo com que ela, ou familiares, façam Pix e transferências bancárias.
Um adendo importante: há homens que se passam por mulheres nos aplicativos. Então, independentemente de sua orientação sexual, fique alerta!
Segundo a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP), em 2023 mais de 95% dos casos de sequestro foram originados pelos golpes do amor.
Estelionato sentimental
Neste caso, o golpe é mais bem elaborado e há um grande envolvimento. É um golpe bem planejado e estruturado.
Sua execução pode durar vários meses. No entanto, os fatos comuns são que a abordagem ocorre de uma forma calorosa e assim, as trocas de mensagens evoluem rapidamente para encontros presenciais.
O golpista demonstra estar muito interessado e apaixonado pela vítima, que geralmente é uma mulher.
O estelionato sentimental é característico por ter diálogo intenso, afetivo e bem-humorado. Em pouco tempo tem declarações de amor e em alguns casos, pedido de casamento.
O objetivo é ganhar a confiança da vítima, e muitas vezes até conseguem conquistar a família também.
Saiba que o estelionatário sentimental é bem articulado e aparenta ser uma pessoa muito bem resolvida e bem-sucedida profissionalmente.
Geralmente, apresenta uma vida luxuosa, mas sempre com alguma desculpa de estar esperando o recebimento de uma bolada de dinheiro. É nesse cenário que começam os pedidos para você pagar a conta do restaurante, do cinema, da balada, do show e assim por diante…
Depois, começam também os pedidos de empréstimos, convites para viagens, as quais você é quem paga e pedidos de presentes caros sempre com o argumento de que “depois eu te pago”.
Pode ocorrer ainda a solicitação de informações pessoais e confidenciais, tendo em vista a prática de golpes de phishing. Inclusive, no meu artigo 13 dicas fundamentais para você se proteger dos golpes financeiros você pode encontrar dicas fundamentais para se proteger dos golpes financeiros.
É crime
Desde 2022, estelionato sentimental é crime e consta no artigo 171 do Código Penal. O texto define estelionato sentimental como aquele ato que “induz a vítima, com a promessa de constituição de relação afetiva, a entregar bens ou valores para si ou para outrem”.
Veja abaixo alguns sinais para você ficar alerta:
- A pessoa se apaixonou perdidamente, mesmo sem ter te conhecido pessoalmente ou em apenas um encontro;
- Ela se recusa a compartilhar informações como local de trabalho e profissão ou evita responder perguntas diretas;
- Inventa desculpas para não pagar ou compartilhar as despesas;
- Pede dinheiro ou presentes caros, argumentando emergências ou dificuldades financeiras;
- Oculta informações pessoais ou evita abordar coisas sobre seu passado e família;
- Tenta te controlar ou manipular emocionalmente.
Como se prevenir dos golpes de “amor”
Nos aplicativos de relacionamento as pessoas tendem a estar mais abertas a se expor e falam sobre si, mesmo antes de um encontro presencial acontecer. E, é justamente por isso que os golpistas se aproveitam!
Por isso, antes de se envolver, acione o “alerta” para identificar perfis suspeitos e se proteger dos golpes do amor:
- Jamais compartilhe informações pessoais como endereço, número de telefone, números de documentos ou detalhes financeiros na primeira conversa;
- Desconfie de fotos de perfis muito perfeitas, que parecem profissionais. Por outro lado, perfis com poucas fotos ou informações vagas também são suspeitos;
- Faça verificações cruzadas, pesquisando o nome e as fotos da pessoa em outras plataformas;
- Busque encontrar conhecidos em comum e verifique se as informações batem;
- Deixe a aproximação evoluir aos poucos;
- Esteja ciente dos riscos de se encontrar com alguém que conheceu online;
- Marque encontros em locais públicos e, ainda, avise alguém de sua confiança sobre o encontro. Se possível, compartilhe a foto do perfil, telefone e outras informações da pessoa a quem você vai ao encontro;
- Esteja atenta a histórias inconsistentes, que não fazem sentido e às contradições (o mentiroso dificilmente consegue repetir a mentira com os mesmos detalhes duas ou mais vezes).
Lamentavelmente, há muito mais vítimas dos golpes do amor do que é registrado oficialmente, pois a maioria das vítimas se sente extremamente envergonhadas por terem sido enganadas, e não realizam a denúncia formal.
Contudo, mesmo não havendo como se prevenir de todos os tipos de golpes, denunciar e falar a respeito pode servir de alerta para que outra pessoa não seja a próxima vítima!
Por fim, ratifico que eu acredito demais no poder da SORORIDADE! Por isso afirmo: “Eu não tenho todas as respostas, mas posso te dar a mão! ”
Cuidem-se!
Até a próxima coluna!
Leia a seguir