Perdeu tudo? Por onde recomeçar?
-
Nicholas McCarthy, CIO do Itaú Unibanco: Brasil pode se beneficiar com efeitos do tarifaço de Trump
-
'Não consigo apostar contra bolsa americana', diz gestor que vê dólar dominante por 50 anos
-
'Melhor ficar aplicado em juros neste momento', diz gestor de R$ 12,7 bilhões; saiba como turbinar sua renda fixa
Já conversamos várias vezes por aqui sobre a volatilidade do mercado e como isso afeta seus investimentos, para o bem e para o mal. E esse tipo de situação influencia diretamente a vida de quem é investidor de carteirinha e de quem é empreendedor e começou a investir aquele dinheirinho que sobra todo mês (quando sobra) depois de pagar taxas, impostos, funcionários, custos fixos e “otras cositas más” que fazem parte do mundo dos pequenos empresários brasileiros.
O fato é que a vida do investidor, seja ele grande ou pequeno, não está nada fácil. Mas, calma, que tudo, por mais difícil que seja, tem solução. Por isso, hoje, vou te orientar para que você saiba o que fazer quando as coisas não forem bem e seus investimentos despencaram.
Ter investimentos não significa ganhar dinheiro necessariamente
Primeiro, é preciso deixar claro que o simples fato de investir não significa ganhar dinheiro. Ainda mais quando falamos de renda variável. Mas, confessa: você já deve ter sentido aquela empolgação quando investiu pela primeira vez, imaginando que seu dinheiro fosse se multiplicar do dia pra noite, não é? Aí, você logo teve que tirar seu cavalinho da chuva porque o mercado financeiro não funciona assim, não!
O fato é que, por conta da volatilidade do mercado – impulsionada, agora, principalmente pelas eleições presidenciais no Brasil, pela guerra na Ucrânia e pela inflação no mundo todo –, muita gente tem perdido dinheiro. Além disso, outra coisa que acaba prejudicando os investidores é achar que a Bolsa de Valores é uma maneira de ganhar dinheiro muito rápido. Na-na-ni-na-não! Aí, você deve estar se perguntando: “Nina, o que eu faço agora que perdi muita grana? Como recupero meu investimento?” Primeiro, pare e respire. Tente manter a calma. Não é hora de deixar a emoção tomar conta e te fazer tomar atitudes precipitadas.
Veja o Papo de Finanças com Nina Silva e saiba o que fazer!
Leia a seguir