Projeto eleva limite para dedução de gastos com educação no Imposto de Renda
Texto permite descontar também gastos com cursos de língua estrangeira; a Câmara dos Deputados analisa a proposta
O Projeto de Lei 2475/24 eleva dos atuais R$ 3.561,50 para R$ 7.123,00 o limite individual para dedução de gastos com educação na declaração anual do Imposto de Renda (IR) de pessoas físicas. A proposta sugere que o novo limite passe a valer a partir de 2025.
O texto em análise na Câmara dos Deputados altera a Lei 9.250/95. Que trata do IR, para permitir também a dedução de despesas com cursos de idiomas. Hoje, a regra inclui educação infantil e básica e ensino técnico e superior, inclusive pós-graduação.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
“Além dos benefícios profissionais e educacionais, o aprendizado de línguas estrangeiras contribui também para o desenvolvimento pessoal do indivíduos”, argumentou o autor da proposta, deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ).
Próximos passos
O projeto que muda a dedução de gastos com educação no IR tramita em caráter conclusivo. Bem como será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Últimas em Finanças pessoais
Porém, para virar lei, o texto também terá de ser aprovado pelo Senado.
Com informações da Agência Câmara de Notícias