Pix por aproximação deve estar disponível a todos os usuários agora em fevereiro

Com a implementação da ferramenta, será possível fazer o pagamento sem precisar abrir o aplicativo do banco ou da instituição financeira

Pix por aproximação passa a estar disponível a todos os usuários a partir do dia 28 de fevereiro - (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)
Pix por aproximação passa a estar disponível a todos os usuários a partir do dia 28 de fevereiro - (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Quer saber quando começa a valer o Pix por aproximação? Pois saiba que será a partir de 28 de fevereiro que o pagamento poderá ser feito pelas carteiras digitais, como Apple Pay e Google Pay, da mesma forma como já é possível cadastrar cartões de crédito e débito.

Depois do cadastro, então, basta aproximar o celular da maquininha de pagamento e aprovar a compra por Pix direto no celular, sem a necessidade de abrir o app do banco, escanear um QR Code ou digitar a chave Pix.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Pix por aproximação simplifica pagamento

De acordo com Otávio Damaso, diretor de regulação do Banco Central, a novidade deve simplificar a forma como as pessoas realizam pagamentos.

“A partir do ecossistema do Open Finance, da simplificação da jornada de pagamento, vai ser possível ter o Pix por aproximação. Aliás, o Open Finance já é uma realidade, e, daqui para a frente, só teremos a expansão dele. Esse novo conjunto de medidas, portanto, vai contribuir para acelerar esse processo”, disse Damaso quando o Pix por aproximação foi anunciado, no ano passado.

Últimas em Finanças pessoais

Em novembro de 2024, o Banco Central e o Google já haviam lançado a funcionalidade, mas ela estava disponível apenas para usuários Android.

Todos de olho

Há muita expectativa do mercado quanto à novidade, diz Thiago Zaninotti, CTO da Celcoin. “É uma melhoria na experiência, na usabilidade do produto, que ainda faltava no meio físico”, explica.

Ainda segundo Zaninotti, a tecnologia vai permitir a adoção de mecanismos de segurança mais avançados. “Além de a tecnologia do NFC ser segura, porque o usuário tem total controle do hardware e segue os mesmos padrões que os usados pelas bandeiras de cartão de crédito, há inovações sendo implementadas, como a biometria”, diz.

Quer entender melhor sobre o Pix por aproximação? Então confira aqui a nossa matéria.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Pix


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS