Thiago Nigro, Carol Dias… Lista traz os 10 influenciadores de investimento mais relevantes do momento

Depois de explosão dos últimos anos, mercado parece ter alcançado platô em 2023

Thiago Nigro, do canal Primo Rico. Foto: Reprodução / Youtube
Thiago Nigro, do canal Primo Rico. Foto: Reprodução / Youtube

Depois da explosão no número de influenciadores digitais de finanças nos últimos anos, esse mercado puxado por nomes como Thiago Nigro e Carol Dias parece ter se aproximando de um platô no primeiro semestre de 2023.

Dados da Anbima, associação de empresas do mercado financeiro, apontam que o número de influencers que fizeram publicações sobre o universo de investimentos em suas redes sociais entre janeiro e junho deste ano manteve-se inalterado. Foram 515 os influencers, o mesmo número do relatório anterior, que avaliou o setor entre julho e dezembro de 2022.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Para se ter uma ideia, entre a primeira e a segunda metade do ano passado, o número de influencers de finanças saltou de 255 para 515.

Já em quantidade de seguidores, depois de quase dobrar no ano passado (de 94 milhões no primeiro semestre para 165,6 milhões no segundo), a Anbima monitorou uma alta mais tímida em 2023, de 6%. Eram 176,3 milhões de seguidores em junho último.

Últimas em Finanças pessoais

Facebook perde relevância

O levantamento, feito em parceria com o IBPAD (Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados), mapeou a atuação desses influenciadores em quatro mídias sociais: X (o antigo Twitter), YouTube, Instagram e Facebook. O número de perfis dedicados â finanças recuou 1% na mesma base de comparação, totalizando 1.246.

Somente o Facebook perdeu 8% de perfis ativos. Segundo o relatório, a perda de atratividade da plataforma do Meta, que não ocorre apenas entre influenciadores de finanças, tem relação com o aumento do interesse dos brasileiros por outras redes, como Instagram, que também é da empresa de Mark Zuckerberg, e a rede chinesa de vídeos curtos TikTok.

Twitter muda o nome, mas não a liderança

A despeito da mudança do nome, de Twitter para X, a rede social de Elon Musk manteve a liderança como a mais utilizada pelos influenciadores de finanças, concentrando 45,1% do volume de publicações. Em relação ao relatório anterior, entretanto, o canal registrou queda de sete pontos percentuais em proporção total das publicações.

O espaço perdido pelo X foi ocupado pelas três outras mídias acompanhadas no relatório. Os maiores crescimentos em proporção de publicações, no entanto, ficaram com Instagram e YouTube, com alta de 3 pontos percentuais cada.

“Devido à série de restrições de usabilidade do X, como pagamento para obtenção do selo de verificado, orientadas pelo CEO da empresa, Elon Musk, as interações na rede social despencaram 61%, passando de cerca de 1,3 mil no relatório anterior para 495, em média, no atual”, aponta o relatório. “As alterações desagradaram os usuários e impactaram também os influenciadores do mercado financeiro”, diz o texto.

YouTube avança

Enquanto o X sofre a partir de suas novas regras, o YouTube sobe na preferência de influenciadores e investidores. “As 6.421 interações por publicação, em média, apontam para um crescimento de 65% sobre o último relatório. Com isso, a rede reforça sua crescente atratividade como plataforma para consumo e interação de conteúdos com maior nível de detalhamento”, aponta o texto.

Thiago Nigro, Economista Sincero e Carol Dias…

Como sempre, a pesquisa da Anbima, em sua quinta edição, traz uma lista com os influenciadores digitais mais relevantes entre as quatro plataformas analisadas.

A lista deste semestre traz algumas novidades, como o retorno do economista Charles Mendlowicz, do canal Economista Sincero, à primeira posição. Mendlowicz desbancou do topo o ex-assessor de investimentos Thiago Nigro, dono do canal Primo Rico, agora na segunda posição.

A analista de ações Cristiane Fensterseifer, ex-Empíricus, aparece na lista pela primeira vez. Assim como a produtora de conteúdos Carol Dias, do canal Riqueza Em Dias.

Para definir a lista, a Anbima leva em conta critérios como numero de publicações, seguidores e engajamento por rede social.

Confira abaixo a lista com os dez maiores influenciadores, segundo a Anbima

  • 1: Charles Mendlowicz (Economista Sincero)
  • 2: Thiago Nigro (O Primo Rico)
  • 3: Tiago Guitián Reis
  • 4: Hermann Greb
  • 5: Rafael Zattar
  • 6: Cristiane Fensterseifer
  • 7: Flávio Augusto
  • 8: Carol Dias (Riqueza Em Dias)
  • 9: Bruno Perini (Você MAIS Rico)
  • 10: Gustavo Cerbasi
A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Influenciadores


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS