Torcida do Palmeiras é a campeã em consumo durante o Campeonato Brasileiro, aponta Itaú Unibanco
Levantamento considerou as transações realizadas com cartões de crédito que tenham relação com os seis clubes que estavam na disputa pelo título nas últimas rodadas

O Palmeiras oficializou a conquista do Campeonato Brasileiro de 2023, em uma das edições mais disputadas dos últimos anos, definida apenas na rodada final. Ao longo do campeonato e especialmente na reta final, as torcidas exerceram um papel decisivo ao apoiar os clubes na busca pela taça. Um estudo do Itaú Unibanco mostrou que a torcida do Palmeiras figurou entre as campeãs de consumo.
O que o levantamento levou em consideração?
De acordo com o levantamento, ao longo do torneio, os torcedores do Palmeiras foram os torcedores que mais realizaram compras relacionadas aos clubes.
Pensando em como gastar menos para investir mais? Inscreva-se agora e tenha acesso gratuito à 'Planilha de Controle Financeiro'. É só baixar e começar!
As transações que englobaram gastos com sócio–torcedor, estádio (tanto de ingressos quanto de consumo), compras em lojas oficiais dos times e no site oficial.
O estudo contempla as transações realizadas com cartões de crédito do Itaú entre janeiro e outubro de 2023.
Últimas em Finanças pessoais
Palmeirenses no topo das compras
Se considerados os seis clubes que tinham chances de título, os torcedores do Palmeiras tiveram o maior número de compras em 2023. Eles foram responsáveis por 50% do total relacionado a esses times.
O Flamengo veio em segundo lugar, com 27,6%, seguido do Grêmio (8,7%), Botafogo (7,6%), Atlético-MG (5,1%) e RB Bragantino (1%).
Os gastos dos torcedores
Se considerado o valor total gasto pelos torcedores com os times, a disputa foi mais equilibrada. Assim, os torcedores do Palmeiras são vice-campeões, atrás apenas do Flamengo.
O time da Gávea conquistou a liderança no valor consumido pelos torcedores, com 35% do total gasto pelas torcidas em 2023, considerando os mesmos seis times.
Enquanto o Palmeiras ficou com 30,6%, seguido de Atlético-MG, com 14,8%, Botafogo, com 10,8%, Grêmio, com 8,3%, e RB Bragantino, com 0,5% do total.
Entretanto, na comparação com o mesmo período de 2022, o Flamengo teve queda no total gasto por seus torcedores, de 19,5%, enquanto o Palmeiras teve uma alta de 14,6.
Ainda em comparação com o ano anterior, a torcida do Palmeiras também apresentou crescimento de 13% no número de transações relacionadas ao clube, com um ticket médio de R$ 99 por transação.
“O futebol é uma paixão nacional, e sabemos que o momento de um determinado time impacta na relação da torcida com o clube. Isso nos levou a buscar entender como tem sido o comportamento de seus hábitos de consumo relacionados aos times para os quais eles torcem É natural que os times com as maiores torcidas – aqui, Flamengo e Palmeiras – liderem o consumo de seus torcedores, mas é bastante interessante ver o poder de consumo de uma torcida quando o time tem bons resultados e chances de título, como no caso do Botafogo”, afirma Moisés Nascimento, diretor do Itaú Unibanco.