Calendário do Imposto de Renda 2025: data para prestar conta à Receita Federal está chegando

Você já deixou tudo pronto para fazer a declaração do Imposto de Renda 2025? Já sabe se você faz parte da lista dos que devem declarar? Agora, calma. A Receita Federal ainda não informou o calendário oficial da declaração deste ano, mas o mais provável é que a data fique parecida com a de anos anteriores. Sendo assim, a declaração do IR deve começar por volta do dia 17 de março e terminar perto de 31 de maio.
Porém, fato é que esse dia precisa estar no seu foco desde já.
Por quê? Porque quem perde o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2025 paga multa de R$ 165,74 – isso se você não tiver imposto a pagar.
Agora, se você está em dívida com a Receita Federal, essa multa pode chegar a 20% do valor do devido. Só fazer as contas: além de pagar o que deve, você ainda vai ter que somar a isso um quinto do débito.
Mas, além do dinheiro, há ainda outra questão importante.
Ao perder o prazo imposto pelo calendário do Imposto de Renda 2025, você pode ter seu CPF bloqueado. Sim, esse risco existe e, com ele, você não consegue ter acesso a empréstimos ou emitir passaporte.
Qual é o primeiro passo para fazer a declaração do Imposto de Renda 2025?
O primeiro passo da declaração é saber se você se enquadra entre os contribuintes que são obrigados a prestar contas ao Leão.
Você pode checar isso neste texto que a Inteligência Financeira produziu.
Outro ponto importante é já ter todos os documentos separados para agilizar o processo.
Listamos aqui quais são os documentos que você deve apresentar para a Receita, como comprovantes de todos os tipos de ganhos (salário, pensão, INSS).
Além disso, você deve já separar também os informes de rendimentos, que mostram tudo o que entrou na sua conta corrente em 2024. Nesse bolo, entram salário, indenizações, PLR, bônus, rentabilidade de todos os investimentos que você fez no ano passado.
E redobre sua atenção: se você não informar algum pagamento recebido, você cai na malha fina, porque a Receita Federal vai cruzar suas informações com as das instituições financeiras e de outras pessoas.
Quando a Receita Federal libera o programa do Imposto de Renda?
A liberação do programa da declaração do Imposto de Renda 2025 só é feita próximo à data do início da declaração. Então, o documento deve estar liberado perto do dia 17 de março.
No ano passado, por exemplo, a Receita liberou o programa da declaração 3 dias antes do prazo, para que as pessoas fossem testando o sistema.
Como ter acesso à declaração do Imposto de Renda?
O download da declaração do Imposto de Renda acontece sempre pelo site da Receita Federal.
Também é possível declarar o Imposto de Rende Portal e-CAC.
Uma terceira opção são os dispositivos, como celular e tablet. Neste caso, você deve escolher o programa Meu Imposto de Renda no aplicativos do IOS ou Android.
O melhor de tudo é que todos os programas para fazer a declaração do Imposto de Renda são integrados. Ou seja: você pode começar pelo celular e terminar no computador.
Quando a declaração pré-preenchida ficará disponível?
Em outros anos, a declaração pré-preenchida fica disponível próximo ao início do prazo de declaração.
Se você fizer a declaração pré-preenchida, releia todos os campos e cheque as informações antes de enviar o documento. A Receita Federal usa vários bancos de dados para puxar as suas informações, mas ela não valida esses dados. Ou seja, é você que precisa conferir tudo e alterar ou mesmo incluir o que for preciso.
Leia a seguir