Investe em Tesouro Direto? Saiba como fazer a declaração no IR 2025 se nada mudar

Quem possui mais de R$ 140 investidos no Tesouro Direto precisa declarar essa aplicação no Imposto de Renda 2025. Ao realizar a declaração do IRPF 2025, o investidor deverá informar à Receita Federal tanto o saldo dos investimentos em títulos públicos quanto eventuais rendimentos no período.
Seu maior aliado nessa tarefa é o informe de rendimentos fornecido pelo banco ou corretora que faz a custódia dos seus títulos. O documento traz as informações detalhadas sobre seu investimento que devem ser inseridas na declaração do Imposto de Renda.
Receita ainda não divulgou regras de 2025 |
Vale ressaltar que as regras definitivas para o Imposto de Renda das pessoas físicas só serão divulgadas na primeira quinzena de março, de acordo com a própria Receita Federal. A expectativa é que o prazo de declaração do IRPF 2025 se inicie no dia 17 de março, que é uma segunda-feira. A informação é importante pois normalmente há ajustes nessas regras. Fique atento então às mudanças a partir de março. |
As informações abaixo foram coletadas durante o período de declaração do IR do ano passado.
Como declarar Tesouro Direto no Imposto de Renda
- Acesse a ficha “Bens e Direitos” e depois selecione o grupo 4 – ‘Aplicações e investimentos’
- Digite o código 02, que trata de ‘Títulos públicos e privados sujeitos à tributação’.
- Depois você começa a detalhar o seu investimento. Em ‘Localização (país)’ você vai informar o código 105, que se refere ao Brasil.
- Identifique o emissor, registrando o CNPJ do banco ou corretora que emitiu o informe de rendimentos. Essa informação consta no mesmo documento.
- Em ‘Discriminação’ você vai descrever o seu investimento, quais os títulos que você possui e a quantidade.
- Informe o saldo de todas as suas aplicações, e as de seus dependentes, nos dois campos. Um com a situação em 31/12/2023 e outro com a situação em 31/12/2024.
No campo ‘Discriminação’, o ideal é que você detalhe cada título que possui na carteira. É a alternativa mais segura para evitar problemas na declaração. Contudo, você também pode simplesmente escrever algo como ‘aplicações em títulos de Tesouro Direto’ que não estará infringindo as regras.
Atenção: se você investe em títulos públicos por mais de um banco ou corretora para investir no Tesouro Direto, informe os CNPJs e os títulos que possui em cada uma das instituições. Nos campos ‘Situação em 31/12/2023’ e ‘”‘Situação em 31/12/2024’ preencha a soma dos investimentos em títulos públicos nas respectivas datas.
Como declarar os rendimentos do Tesouro Direto
O próximo passo é declarar os eventuais rendimentos que você tenha tido no Tesouro Direto ao longo do ano. A tributação dos investimentos em títulos públicos ocorre direto na fonte, no momento do saque ou vencimento. Portanto, a declaração tem o objetivo de informação à Receita. E não para a realização de nova cobrança.
Os rendimentos acontecem em caso de vencimento do título público, venda antecipada ou no pagamento de cupons de juros semestrais. Confira o passo a passo conforme a declaração do ano passado.
- Abra a ficha ‘Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva/definitiva’.
- Insira o código 6, que direciona para a aba ‘Rendimentos de aplicações financeiras’.
- Informe o beneficiário, se foi o titular ou um eventual dependente.
- Registre o nome e o CNPJ da fonte pagadora.
- Complete o preenchimento com o valor do rendimento.
- Especifique os ativos que geraram aquele rendimento.
E se eu não declarar Tesouro Direto no Imposto de Renda?
A conferência das declarações de Imposto de Renda é feita principalmente a partir do cruzamento de dados. O banco ou corretora que faz a custódia dos seus títulos reporta à Receita Federal as mesmas movimentações que constam no seu informe de rendimentos.
Portanto, caso você não faça a declaração, haverá uma diferença entre o que você relatou e o que a instituição informou a respeito dos seus investimentos. Dessa maneira, se a Receita Federal identificar esse erro sua declaração pode cair na malha fina e você ter de realizar ajustes.
Leia a seguir