Receita paga novo lote de restituição do Imposto de Renda

Dinheiro vai para os contribuintes que caíram na malha fina ou entregaram com atraso

Empresas citadas na reportagem:

A Receita Federal paga, nesta segunda-feira (30), mais um lote residual de restituição do Imposto de Renda 2024, no valor total de R$ 448.962.939,71. Para saber se tem direito ao pagamento, clique neste link. É preciso informar o número do CPF e data de nascimento.

O novo lote inclui 144.224 restituições destinadas a contribuintes prioritários e não prioritários que entregaram a declaração com atraso ou que caíram na malha fina, além restituições residuais de exercícios anteriores.

Só neste ano, aliás, 1.474.527 declarações ficaram presas na malha fina. Veja os principais motivos.

Quem recebe a restituição?

Do valor total do lote, R$ 290.874.647,19 vão para contribuintes que tenham prioridade legal. O lote está distribuído assim:

  • 5.617 idosos acima de 80 anos;
  • 27.264 contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • 2.697 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
  • 5.997 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • 64.089 contribuintes que receberam prioridade por utilizarem a declaração Pré-preenchida ou optarem por receber a restituição via PIX;
  • 7.435 moradores do Rio Grande do Sul, que receberam prioridade neste ano em razão da calamidade provocada pelas enchentes no Estado;
  • Já as demais 31.126 restituições são destinadas a contribuintes não prioritários.

Como consultar a restituição?

Para checar a consulta a lote residual de restituição do Imposto de Renda, o contribuinte deve acessar este link: Consultar a Restituição. Para isso é preciso informar o CPF, a data de nascimento e escolher o exercício (que é o ano da declaração para a qual deseja saber se houve restituição). Depois, clique no captcha para provar que não é um robô.

Pagamento da restituição

O pagamento da restituição cai na conta bancária informada na declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave PIX .

Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, devido a uma conta informada desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Caso isso aconteça, é possível reagendar o crédito pelo Portal BB. Mas, além disso, pelos telefones: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Mas se o contribuinte não resgatar a restituição dentro de um ano, terá de fazer o requerimento pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Entenda por que a declaração cai na malha fina

declaração cai na malha fina quando ocorre um problema durante o cruzamento de informações recebidas pelos computadores da Receita Federal. Por exemplo: se o contribuinte declarar uma coisa e a fonte pagadora, seja ela a empresa, o plano de saúde, a imobiliária, etc, declarar outra.

Como as informações não batem, o computador, portanto, paralisa o processamento até que se corrija a informação. Para sair da malha fina, é preciso entregar uma declaração retificadora.

O que você deve saber sobre o Imposto de Renda

A Inteligência Financeira tira todas as suas dúvidas sobre o Imposto de Renda 2025.

Veja abaixo alguns links que você já pode salvar entre seus preferidos e que, com certeza vão te ajudar a prestar contas com o Leão:

Leia a seguir