Receita Federal muda declaração de despesas médicas no Imposto de Renda 2025

Médicos terão de emitir recibo digital pelo aplicativo Receita Saúde a partir de 1º de janeiro

Receita vai mudar declaração de despesas médicas no Imposto de Renda. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Receita vai mudar declaração de despesas médicas no Imposto de Renda. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A declaração de despesas médicas do Imposto de Renda 2025 vai mudar. A partir do dia 1º de janeiro, todos os médicos, dentistas e psicólogos, entre outros profissionais de saúde, deverão emitir recibos apenas na forma digital. Para isso, deverão usar o Receita Saúde, que está no aplicativo da Receita Federal.

Ao fazerem isso, os recibos serão carregados automaticamente como despesas dedutíveis na declaração pré-preenchida do Imposto de Renda dos pacientes. E, ao mesmo tempo, também entrarão como receita na declaração do profissional.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

De acordo com o secretário especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, apenas os profissionais da área de saúde que atuam como pessoa física devem emitir o recibo por meio desta ferramenta. “Ela não se aplica aos prestadores de saúde pessoas jurídicas, pois estes utilizam a Declaração de Serviços Médicos de Saúde (Dmed)”, esclarece.

Uma vantagem para o contribuinte é que, por armazenar as informações de forma virtual, a ferramenta dispensa que pacientes e profissionais precisem guardar os recibos em papel.

Últimas em Imposto de Renda

Por que a Receita mudou a declaração de despesa médica?

A utilização do aplicativo deve reduzir significativamente o número de declarações em malha fina, estima o secretário. “Isso porque cerca de 25% das declarações que caem na malha fina apresentam alguma inconsistência relacionada nas despesas médicas. Muitas vezes, relacionadas aos recibos de prestadores de serviços de saúde pessoas físicas”, diz.

O Receita Saúde está disponível desde abril deste ano, mas sua utilização era facultativa. Até o início de dezembro, houve a emissão de mais de 380 mil recibos, totalizando mais de R$ 215 milhões em valores de serviços de saúde prestados.

Veja abaixo as principais dúvidas sobre a mudança na declaração de despesa médica no Imposto de Renda 2025:

Onde encontrar o aplicativo Receita Saúde?

O Receita Saúde é um serviço digital presente no aplicativo Receita Federal. Essa funcionalidade permite a emissão de recibos de serviços de saúde por profissional de saúde pessoa física com registro em situação regular perante o respectivo conselho profissional.

Quais profissionais devem emitir recibo via Receita Saúde?

Os profissionais abaixo devem emitir recibo via Receita Saúde sempre que prestarem serviço na qualidade de pessoa física:

  • dentistas;
  • fisioterapeutas;
  • fonoaudiólogos;
  • médicos;
  • psicólogos;
  • terapeutas ocupacionais.

Mas apenas os profissionais com registro ativo em seus conselhos profissionais poderão usar o Receita Saúde.

Quando o profissional de saúde deve emitir o recibo?

O recibo deve ser emitido no momento do pagamento da prestação do serviço.

Caso haja mais de um pagamento em uma mesma prestação de serviços, o profissional deve emitir um novo recibo para cada pagamento.

É possível emitir recibo retroativo?

Sim. De acordo com o executivo, o profissional de saúde pode preencher o recibo retroativamente. Ou seja, atendimentos de 2024 poderão ter suas notas fiscais emitidas em 2025.

“Se o profissional já preencher agora, vai facilitar a vida do seu paciente porque já alimenta a declaração do ano que vem.”

É preciso imprimir os recibos na nova plataforma?

Não é necessário imprimir os recibos, pois o programa armazena as informações virtualmente. Mas mesmo sendo digital, o recibo ainda pode ser exportado em PDF para que seja impresso. Isso caso o paciente prefira ou precise da nota em papel. 

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS