Receita libera declaração pré-preenchida e pelo celular, mas sistema tem ‘instabilidade técnica’

Conforme prometido, a Receita Federal liberou nesta terça-feira (1º) tanto a declaração online pelo celular quanto a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2025. Contudo, usuários apontam nas redes sociais dificuldades técnicas para acessar e usar o sistema.
A Inteligência Financeira também testou a plataforma pelo celular e pelo computador e constatou problemas técnicos. Lentidão no carregamento do sistema e falhas nas tentativas de acessar a plataforma para declarar o Imposto de Renda 2025 ocorreram em ambos os dispositivos.

Procurada pela Inteligência Financeira para comentar as falhas, a Receita Federal enviou um posicionamento em que reconhece “instabilidade técnica” no Meu Imposto de Renda. “A RFB e o Serpro estão atuando com prioridade na normalização da aplicação”, afirma.
Usuários nas redes apontam lentidão e falhas de carregamento
O sistema da Receita Federal foi listado com movimento de alta de falhas no Downdetector, site que monitora o funcionamento de diferentes plataformas a partir de relatos dos usuários. O pico dos registros de erros foi por volta das 11h desta terça-feira.
Os relatos dos usuários no X e no Instagram incluem lentidão e travamentos. Parte criticou a mudança feita para este ano. Até o Imposto de Renda 2024, havia um aplicativo próprio para a declaração. Neste ano, todas as funcionalidades migraram para o “Meu Imposto de Renda” dentro do aplicativo Receita Federal.
Em resposta ao comentário de alguns usuários no Instagram, a Receita afirmou que a declaração pré-preenchida está “disponível e funcionando normalmente” no PGD, o Programa Gerador de Declarações. Esse é o programa que o usuário pode baixar para usar no computador.
A Receita não comentou na publicação sobre a funcionalidade no sistema ‘Meu Imposto de Renda’, a plataforma para declaração online. Pelo celular, no teste feito pela Inteligência Financeira, o ícone para declaração no aplicativo fica continuamente carregando sem ser exibido. Confira no print abaixo:

Leia a seguir