Erros comuns na declaração de Imposto de Renda
-
Nicholas McCarthy, CIO do Itaú Unibanco: Brasil pode se beneficiar com efeitos do tarifaço de Trump
-
'Não consigo apostar contra bolsa americana', diz gestor que vê dólar dominante por 50 anos
-
'Melhor ficar aplicado em juros neste momento', diz gestor de R$ 12,7 bilhões; saiba como turbinar sua renda fixa
Esta edição do Papo de Finanças é sobre erros no Imposto de Renda. Você já separou seus documentos? Começou a fazer? A maioria das pessoas deixa para o fim do prazo, mas lembre-se que quem entrega antes, recebe antes!
O primeiro erro que muita gente comete é esquecer de informar um rendimento. Não seja essa pessoa, faça um exercício de memória para não faltar nenhum centavo. Você pode ter um caderninho ou uma nota no celular para anotar cada movimentação financeira ao longo do ano. Assim, na hora do Imposto de Renda é só revisitar os números. O erro número dois é deixar para a última hora. Se você procrastinar e deixar para fazer no desespero, aumentam as chances de esquecer algum detalhe.
Cuidados ao preencher a declaração de Imposto de Renda
Além disso, você tem que ficar atenta a cada vírgula, porque até pontuação separando centavos dá problema. O ponto não é considerado pelo programa! Mas é o seguinte: se você quiser dizer mil reais e trinta e quatro centavos, não use ponto para separar as casas decimais. Se digitar mil PONTO trinta e quatro, o programa vai considerar cem mil e trinta quatro reais. A dica é digitar apenas os números, sem usar ponto ou vírgula, lembrando que o programa automaticamente reserva duas casas decimais para os centavos.
O quarto erro no Imposto de Renda é declarar valores diferentes do informe de rendimentos. A regra é clara: digitar informações exatamente como você recebeu. É simples assim mesmo, vai lá e copia número por número. Exceto, claro, se você tiver certeza de que os dados recebidos estão incorretos. Aí, coloca os dados certos e avisa a fonte pagadora, para ela retificar as informações.
Uma dica: se bater a preguiça, existe a possibilidade de usar o modelo pré-preenchido! O sistema importa seus dados de declarações fornecidas pelas empresas e pronto! Só resta conferir, corrigir e completar.
Veja o Papo de Finanças e saiba como não errar na hora de fazer sua declaração de Imposto de Renda!
Leia a seguir