Receita libera consulta ao 1º lote residual de restituição do IR 2022

471.447 contribuintes vão receber o dinheiro no dia 31 de outubro

- Ilustração: Felipe Mayerle
- Ilustração: Felipe Mayerle

A Receita Federal vai liberar na segunda-feira (24) a consulta ao primeiro lote residual de restituição do Imposto de Renda 2022. 471.447 contribuintes, entre prioritários e não prioritários, vão receber o depósito no dia 31 de outubro.

Neste lote, o fisco vai desembolsar R$ 800 milhões. Desse total, R$ 269.910.856,86 vão ser pagos aos contribuintes que têm prioridade legal, sendo 6.483 contribuintes idosos acima de 80 anos, 54.365 contribuintes entre 60 e 79 anos, 5.516 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 23.070 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. Foram contemplados ainda 382.013 contribuintes não prioritários.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Quando foram pagas as restituições do IR neste ano?

Este ano, a restituição do Imposto de Renda foi paga em cinco lotes.

Os quatro primeiros foram pagos em 31 de maio, 30 de junho, 29 de julho, e em 30 de setembro.

Como consultar a restituição do Imposto de Renda 2022?

Para consultar quando vai receber e restituição do Imposto de Renda, o contribuinte deve ir ao site Meu Imposto de Renda e na lista de serviços clicar em “Consultar a Restituição”. Para a consulta simples, basta acessar este link (clique aqui para consultar sua restituição) e informar o CPF, ano da declaração (2022) e a data de nascimento.

Se quiser informações mais detalhadas, basta ir ao portal e-Cac. Lá será possível saber o status de sua declaração e ainda descobrir se ficou alguma pendência ou divergência e se sua declaração está na ‘malha fina’.

No e-Cac ainda é possível fazer a retificação de eventuais erros encontrados em sua declaração. Para acessar é preciso CPF, código de acesso (que você mesmo tem de gerar) e senha.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS