O que são ações? Como investir nelas?

Você já ouviu falar muito delas, mas sabe responder o que são? No Glossário IF, você fica sabendo a origem das ações, que tipos existem e como investir

Se você quer se informar sobre o mercado, sempre vai ver o sobe e desce das ações com destaque nas manchetes. O termo é clichê, ele faz parte do dia a dia de quem investe e até quem nunca tirou o dinheiro da poupança sabe que as tais das ações existem. Mas se eu te perguntar o que é uma ação, você sabe me responder de bate-pronto? Esse é o assunto do Glossário IF.

Quando a gente fala em ação, estamos falando sobre um pedaço de uma empresa, é isso mesmo, são parcelas que compõem o capital total de uma empresa. Para falar de um jeito bem simples, é como se fossem pedacinhos de um grande bolo, fatias de uma mesma pizza. É quando a empresa é dividida entre vários investidores, e aí, os lucros e prejuízos são divididos também.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Existem ações de valores diversos. É claro que tem as mais caras, que talvez a gente precise esperar uns anos para conseguir, mas tem outras bem em conta. Tem ação de menos de trinta reais! Claro que esses valores podem variar de tempos em tempos, o mercado é volátil e muda dependendo de como a empresa está lucrando, se ela se meteu em alguma cilada, se o produto que ela vende desvalorizou ou valorizou. Por isso, é preciso ficar de olho.

Para não criar expectativas erradas, vale lembrar que se o investimento é baixo, como de trinta reais, você não terá um retorno alto. Ele costuma ser proporcional ao investido.

Últimas em Finanças

Tipos de ações

Existem dois tipos de ações. Temos as ações Preferenciais (PN) ou Ordinárias (ON). Se você compra ações PN, tem a preferência quando a empresa resolver distribuir os seus dividendos, ou seja, os lucros. Esse movimento acontece, em média, uma, duas ou três vezes por ano.

Já se é proprietário de Ordinárias, você faz parte do conselho da empresa. Significa apenas que você pode frequentar a assembleia de acionistas. Não quer dizer, no entanto, que você possa dar sua opinião.

Quer saber mais sobre ações e investir nelas? Veja o Glossário IF!

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS