Fechar
Como ter investimentos de longo prazo no Brasil?
Mesmo com a imprevisibilidade do país, dá sim para aplicar dinheiro pensando em prazos maiores
Ter uma carteira de investimentos de longo prazo. Quem nunca ouviu ou leu sobre isso que atire a primeira pedra. Este é um dos mantras apontados por grande parte, ou então todos, os especialistas em finanças. Mas afinal de contas, como ter investimentos de longo prazo no Brasil, um país tão imprevisível?
Para Marcus Labarthe, especialista em planejamento financeiro e sócio-fundador da GT Capital, escritório de investimentos credenciado da BTG Pactual, o primeiro ponto é entender a importância de ter uma carteira a longo prazo.
“O longo prazo dilui o risco e também o pensamento do investidor de que aplicar e ganhar no curto prazo é sempre possível. Então, o investidor no curto prazo tem uma facilidade de se frustrar, e isso é muito ruim, pois pode pensar que investir não é para ele, e acaba não querendo mais aplicar o seu dinheiro”, explica.
Já no longo prazo, você acaba conseguindo montar o quebra-cabeça financeiro de uma forma mais saudável e, às vezes, menos estressante.
Dito isso, é hora de entendermos a pergunta que norteia a nossa conversa com Labarthe. Ou seja, de que forma manter uma carteira de investimentos no longo prazo em um país tão imprevisível como o Brasil?
“A imprevisibilidade do Brasil não é somente na parte de investimentos, e sim até na vida pessoal da pessoa. Porque, se a gente for parar para pensar, a camada da população que consegue investir é muito pequena. Agora, quem consegue acumular um recurso, aí sim tem que fazer de uma maneira muito sadia. E quando você pensa em grandes valores, geralmente está pensando num prazo maior”, esclarece o planejador financeiro.
E ao longo do nosso Entrevista da Semana, Labarthe falou um pouco mais sobre como ter investimentos em longo prazo no Brasil e também comentou a respeito de maneiras para proteger os investimentos por aqui, e claro, o que significa inteligência financeira para ele.
“O pensamento da cultura de investimento é algo que não tivemos na escola e, muitas vezes, no lado familiar. Então, o que eu peço para todo mundo é ter uma consistência. Ser um investidor de sucesso é ter consistência”, afirma
E aí, ficou com vontade de assistir a entrevista completa? Então, é só clicar no vídeo e ficar por dentro do mundo das finanças e investimentos.
Leia a seguir