Dica do especialista: fique de olho na divulgação do CPI dos Estados Unidos
O índice de inflação norte-americano pode fazer movimentar as Bolsas ao redor do mundo
Nesta quinta-feira (13) será divulgado o CPI de setembro dos Estados Unidos, que é o índice de preços ao consumidor.
Aliás, esse dado mostra a evolução dos preços de produtos e serviços e é considerado bastante importante, já que projeta a expectativa de inflação norte-americana.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
“Na minha visão, o IPCA – que será divulgado nesta terça-feira (11) – não traz tanta preocupação para o mercado, mas o CPI dos EUA traz uma preocupação maior. Isso porque, os últimos dados de inflação reforçaram a necessidade do Fed ser um pouco mais forte, que é quando o Banco Central é um pouco mais duro na política monetária”, esclarece Camila Fioravante, especialista em investimentos do Itaú Unibanco.
CPI dos Estados Unidos pode mexer com Bolsas no mundo
Diante disso, Camila afirma que o mercado está apostando em um aumento de 0,75 ponto percentual.
“Além disso, um CPI forte deve ser recebido de uma forma mais negativa pelo mercado. Ou seja, as Bolsas ao redor do mundo podem cair”, afirma.
Mas claro que o contrário também pode acontecer.
“Portanto, se a gente tiver um arrefecimento do índice de inflação norte-americano, o mercado recebe de uma forma um pouco mais positiva”, conclui Camila.
Sobre o nosso Manhã Inteligente
E aí, quer saber tudo o que está rolando no cenário econômico e ainda levar de bônus algumas dicas sobre finanças?
Então não deixe de assistir o Manhã Inteligente, que acontece de segunda a sexta-feira, aqui no site da Inteligência Financeira e também nas nossas redes sociais (Linkedin e Instagram) e YouTube, sempre às 8h30.