Essa semana, mais especificamente na quarta-feira (14), será divulgado o IBC-Br, ou Índice de Atividade Econômica do Banco Central.
Apresentado a cada 45 dias pelo Banco Central, esse índice é considerado bastante importante pelos especialistas, pois mostra como anda o ritmo da economia brasileira de tempos em tempos.
“É interessante o investidor acompanhar o IBC-Br, porque o resultado é tido como uma prévia do PIB oficial. Então, acaba servindo como índice base para o Banco Central calibrar suas decisões de política monetária”, explica Caio Camargo, especialista em investimentos do Itaú Unibanco.
Diante disso, ainda de acordo com Camargo, esse balanço entre atividade, inflação e emprego, no comparativo com o nosso PIB, pode ser considerado um pouco mais fiel à realidade brasileira.
“Isso porque, quando a gente olha o PIB, que é calculado pelo IBGE, é um indicador um pouco mais longo, mais robusto. Ele demora para ser calculado e é divulgado trimestralmente”, argumenta.
O que é diferente do IBC-Br. “Como as reuniões do Banco Central são a cada 45 dias, ficaria um pouco difícil avaliar a atividade. Então, o IBC-Br, que é calculado pelo próprio BC, acaba sendo um pouco mais fiel à realidade do país no sentido de proximidade”, finaliza Camargo.
Quer ficar por dentro dos assuntos que estão em alta no cenário econômico e ainda ter dicas sobre finanças?
Então não perca o Manhã Inteligente, que acontece de segunda a sexta-feira, aqui no site da Inteligência Financeira e também nas nossas redes sociais (Linkedin e Instagram) e YouTube, agora em novo horário: às 8h30.