Às 8 horas desta segunda-feira (7) começa o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2022. Reunimos aqui todas as informações para você preencher os dados referentes aos seus investimentos em 2021 e enviar o arquivo o mais rápido possível – e sem cometer erros. Vamos lá:
Reúna os documentos necessários para preencher a sua declaração: os principais são CPF (seu e dos dependentes, inclusive crianças) e informes de rendimentos de PJs, bancos e corretoras.
Pense se você quer utilizar a alternativa de declaração pré-preenchida, que estará disponível a partir de 15 de março. Este programa importa automaticamente dados de rendimentos, deduções, bens e direitos e dívidas e ônus reais para o programa de declaração. Ou seja, você não precisa digitar todas as informações, mas é responsável por verificar tudo e fazer correções, inclusões e exclusões, se for o caso.
Lembre-se de conferir todas as informações antes de enviar o arquivo para evitar a malha fina e (o que é melhor) e receber a restituição logo nos primeiros lotes. A primeira data de pagamento é 31 de maio.