IRPF 2023: Veja quem está no 1º lote de restituição; Receita vai pagar R$ 7,5 bilhões

Valor é o maior da história; 4,1 milhões de contribuintes serão contemplados

Ilustração: Renata Miwa
Ilustração: Renata Miwa

A Receita Federal abriu nesta quarta-feira (24), às 10h, a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física de 2023.

O lote contempla 4,1 milhões de contribuintes que estão na fila de prioritários. São eles:

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

  • 246.013 idosos acima de 80 anos;
  • 2.464.031 contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • 163.859 com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
  • 1.052.002 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • E, por fim, 204.020 contribuintes que não possuem prioridade legal, mas foram beneficiados por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou por terem optado por receber a restituição via Pix.

Os valores serão pagos pela Receita no dia 31 de maio.

Neste primeiro lote, considerado pelo órgão o maior da história, serão distribuídos cerca de R$ 7,5 bilhões aos contribuintes.

Para consultar se a restituição estará disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal na internet e clicar nos itens “Meu Imposto de Renda” e “Consultar a Restituição”.

A entrega da declaração do imposto começou no dia 15 de março e termina em 31 de maio, às 23h59.

Até segunda-feira (22), a Receita Federal recebeu mais de 27 milhões declarações, e a expectativa é chegar a 39,5 milhões até o fim do prazo.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS