- Home
- Finanças
- Planejamento financeiro
- Itaú disponibiliza Iniciador de Pagamentos para mais de 30 milhões de brasileiros
Itaú disponibiliza Iniciador de Pagamentos para mais de 30 milhões de brasileiros
O Itaú Unibanco realiza um novo movimento no âmbito do Open Finance. A instituição financeira é referência na agenda e possui diversas soluções com base nos dados compartilhados pelos clientes, como ferramentas de gestão financeira para pessoas físicas e empresas, além de ofertas personalizadas.
Em duas etapas consecutivas, todos os 90 mil colaboradores e os mais de 30 milhões de clientes pessoa física do banco poderão ter acesso a funcionalidades do Iniciador de Pagamentos. A iniciativa é resultado do trabalho iniciado em abril de 2022, quando o banco foi homologado pelo Banco Central para operar como iniciador de pagamentos.
Como funciona
A iniciação otimiza o processo de pagamento de modo que o usuário seja redirecionado automaticamente para concluir sua transação, promovendo maior comodidade. “O cliente poderá contar com a experiência dos canais Itaú para a gestão de suas contas em outras instituições com maior facilidade. Nossa ambição é nos tornarmos o principal canal de gestão financeira por escolha de nossos próprios clientes”, afirma Marcos Cavagnoli, diretor de Digital Cash Management e Open Finance do Itaú Unibanco.
A expectativa é que na primeira quinzena de novembro todos os clientes PFs do banco já possam realizar PIX no app do Itaú utilizando saldos de outras instituições financeiras. Em breve, a funcionalidade também estará disponível para clientes Pessoa Jurídica (PJ).
Num primeiro momento, o iniciador esteve disponível para uma base selecionada de colaboradores e clientes. Foi também uma etapa de validação e experimentação, com poucos participantes e transações para garantir a melhor experiência e jornada de iniciação.
“O produto está sendo lançado após uma etapa importante de estudos e testes para garantir segurança e praticidade”, afirma Marcos Cavagnoli.
O que é o Open Finance
Segundo o Banco Central, o Open Finance é também reconhecido como sistema financeiro aberto.
De acordo com o Bacen, esta é uma tecnologia que permite aos clientes de produtos e serviços financeiros o compartilhamento de suas informações entre diferentes instituições autorizadas pelo Banco Central. Isso possibilita, por exemplo, a movimentação de diferentes contas bancárias a partir de diversas plataformas e não apenas pelo aplicativo ou site do banco, de forma segura, ágil e conveniente.
Leia a seguir