- Home
- Finanças
- Planejamento financeiro
- Mara Luquet: Acrescentaria uma planilha financeira às simpatias de réveillon
Mara Luquet: Acrescentaria uma planilha financeira às simpatias de réveillon
Diz a tradição que o réveillon é o melhor momento de se fazer promessas e simpatias para realizar sonhos e desejos.
Eu acrescentaria nesse ritual uma planilha financeira.
Brincadeira, não precisa ser na praia ou na ceia, pode ser um pouco antes ou depois.
O importante é observar seus desejos para o ano novo como ponto de partida para seus investimentos. Duvida?
Pois bem, um bom planejamento financeiro, seja do ponto de vista do orçamento, dos investimentos ou de ambos, começa por suas metas, que nada mais são do que seus sonhos e desejos, estes mesmos que embalam suas simpatias de réveillon.
2023 será marcado pela volta da renda fixa no radar dos investidores.
Isso significa que mesmo as aplicações mais conservadoras estarão rendendo um bom dinheiro.
Mas, renda fixa é sinônimo de juros e, se eles estão altos para os investidores, estão ainda mais altos para devedores.
O Brasil é o país dos juros altos. Foi assim nas últimas décadas, com alguns poucos intervalos em que a taxa cedeu por motivos diversos.
Taxa de juro é o principal preço de qualquer economia e, se elas estão em alta, significa que estamos no meio de um aperto monetário que coloca no horizonte:
1- incertezas em relação à atividade econômica, PIB em baixa;
2- pouco espaço para aumento de salários; poucos empregos;
3 – crédito caríssimo, financiamentos escassos;
4 – retornos altos em aplicações que pagam juros.
Então, se é assim e, se nas simpatias de final de ano, você desejou a casa própria ou trocar de carro, por exemplo, tenha em mente que o melhor a fazer, dado o cenário, é reduzir o orçamento para ter dinheiro para investir em renda fixa. Por menor que seja a aplicação, ela reduzirá a distância para realizar seus sonhos.
Ao colocar seus sonhos e desejos na planilha, você começa a ter racionalidade nas suas escolhas. Isto é importantíssimo na hora de fazer um orçamento pessoal que resulte em sobras de caixa.
Recorrer a financiamentos é uma alternativa? Sim, e legítima. Mas, apenas quando a economia não está em meio a um aperto monetário. Você pode até recorrer a uma dívida, mas saiba que estará pagando caro e poderá ter problemas no meio do caminho, uma vez que a economia não estará a pleno vapor.
Depois de colocar na planilha seus sonhos, determine um prazo para alcançá-los e o valor de cada um. São variáveis que vão lhe apontar o tamanho do esforço que terá que empreender para realizá-los.
É claro que planilhas e números não têm a mística de comer sementes e pular ondas. Mas, pode apostar que costumam ser mais eficientes.
O principal entrave entre o sonho e sua realização é que, raramente, eles saem do pensamento para a vida real.
Ao colocá-los como bússola, para orientar sua vida financeira em 2023, seja em investimentos, seja em consumo, você está tirando este entrave. Isso já é um grande passo.
Na Inteligência Financeira, tenho falado sobre sonhos, dinheiro, viagens, gastos e investimentos. É um assunto que, a princípio, você pode não se empolgar, mas, quando relaciona essas informações às suas conquistas, tudo fica mais sedutor.
Ao longo deste ano que se inicia, vamos estreitar este relacionamento porque, agora, também faço parte do time de parceiros da Inteligência Financeira. E esta troca de informações e experiência será nosso investimento em 2023.
Leia a seguir