Pedido de resgate de dinheiro ‘esquecido’ em bancos começa na segunda-feira; veja como fazer

BC já recebeu quase 117 milhões de consultas

- Ilustração: Renata Miwa
- Ilustração: Renata Miwa

Os brasileiros com algum dinheiro ‘esquecido’ nos bancos vão poder conferir o valor dos recursos e pedir o resgate a partir de segunda-feira (7). São R$ 4 bilhões que serão pagos a 28 milhões de clientes – 26 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de empresas, segundo o Banco Central (BC). Entre os dias 7 e 14 de março, as consultas e pedidos de resgate serão liberados apenas para as pessoas nascidas antes de 1968 e para as empresas criadas antes deste mesmo ano. Para os demais, os recursos serão liberados nas semanas seguintes.

Até sexta passada (25), 116.808.865 clientes, pessoas físicas e empresas, tinham feito consultas no sistema para saber se tinham algum dinheiro ‘esquecido’. Desse total, segundo o BC, 25,9 milhões de contas de pessoas físicas e 253 mil contas de pessoas jurídicas tinham algum alguma quantia a receber. Outros 90,6 milhões não tinham saldo.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Como consultar o valor e pedir o resgate

Quem já fez a consulta inicial para saber se tem ou não recursos recebeu uma data específica para retornar ao site do valoresareceber.bcb.gov.br. Quem ainda não fez a primeira consulta deve fazê-lo o mais breve possível – não é preciso esperar o dia 7. É só acessar o site do valoresareceber.bcb.gov.br e fazer a consulta usando o número do CPF e a data de nascimento. Para fazer a consulta dos valores, é preciso ter acesso à conta gov.br, nível prata ou ouro. Se você ainda não tem, clique aqui e veja como fazer.

Veja o passo a passo para pedir o resgate

  • Acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br na data e período previamente informados;
  • Fazer login com sua conta gov.br (nível prata ou ouro);
  • Ler e aceitar o Termo de Responsabilidade;
  • Consultar os seguintes dados:

a) o valor a receber;

b) a instituição que deve devolver o valor;

c) a origem (tipo) do valor a receber;

d) informações adicionais, quando for o caso.

  • Clicar na opção ” Solicitar por aqui ” significa que a instituição oferece a devolução do valor via Pix no prazo de até 12 dias úteis. Neste caso, selecione uma das chaves Pix, informe seus dados pessoais e guardar o número de protocolo, se precisar entrar em contato com a instituição.
  • O botão “Solicitar via instituição ” significa que a instituição não oferece a devolução por Pix no prazo de até 12 dias úteis: entrar em contato pelo telefone ou e-mail informado para combinar com a instituição a forma de devolução do valor. Para consultar os canais de atendimento da instituição, é preciso clicar no nome da mesma na tela de informações dos valores a receber.

E se eu perder a data para pedir o resgate?

Segundo o BC, a consulta inicial poderá ser feita a qualquer momento. Caso o cliente não acesse novamente na data e período informado, terá que voltar no sábado da repescagem, de acordo com o calendário. A repescagem vai funcionar durante todo o dia, das 4h às 24h.

Quem perder seu sábado de repescagem, poderá consultar ou solicitar o resgate do saldo existente a partir de 28/03/2022. O BC informa que mesmo se você não consultar ou solicitar o resgate do saldo existente em todas essas datas, ele continuará guardado.

Com reportagem do g1

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS