Quem é Gustavo Pimenta, o executivo que assume como CEO da Vale em janeiro de 2025

Eduardo Bartolomeo, o atual presidente da Vale, seguirá como CEO da companhia até 31 de dezembro de 2024
Sem tempo? Nossa ferramenta de IA resume para você!

A Vale (VALE3) anunciou Gustavo Pimenta como novo presidente, assumindo em janeiro de 2025. Pimenta, atual vice-presidente de finanças, foi escolhido de forma unânime pelo conselho de administração após um rigoroso processo de seleção. Com mais de 20 anos de experiência global nos setores financeiro, de energia e mineração, Pimenta já atuou na AES e no Citigroup. Ele é formado em Economia pela UFMG e possui mestrado em Finanças e Economia pela FGV.

LER RESUMO

A Vale (VALE3) anunciou na noite desta segunda-feira (26) a escolha do atual vice-presidente de finanças, Gustavo Pimenta, como próximo presidente da companhia. A informação consta de fato relevante arquivado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Pimenta assume em janeiro de 2025.

O executivo foi eleito pelo conselho de administração de forma unânime, “ao fim de rigoroso processo de seleção suportado por empresa de padrão internacional, em conformidade com o Estatuto Social da Vale, políticas corporativas, regulamento interno do colegiado e legislações aplicáveis”, informou o documento.

Pimenta é um executivo com experiência global nos setores financeiro, de energia e mineração. Ele possui uma carreira desenvolvida ao longo de mais de 20 anos no Brasil, Estados Unidos e Europa.

Em 2021, assumiu a posição de vice-presidente executivo de finanças e relações com investidores da Vale. Pimenta também foi responsável pelas áreas de suprimentos e energia.

Antes de juntar-se à Vale, o executivo trabalhou na AES por 12 anos. Lá, acumulou ampla experiência como executivo-chefe de finanças (CFO) Global, diretor de planejamento e estratégia e vice-presidente de performance e serviços da empresa.

Também atuou como vice-presidente de estratégia e M&A no Citigroup em Nova York.

Pimenta é formado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais e tem mestrado em Finanças e Economia pela Fundação Getúlio Vargas.

Leia a seguir

Leia a seguir