Morre Cid Moreira, primeiro apresentador do Jornal Nacional, aos 97 anos

Jornalista comandou principal telejornal da TV brasileira por mais de 26 anos
Sem tempo? Nossa ferramenta de IA resume para você! Clique abaixo para ler

O jornalista Cid Moreira, um dos nomes mais famosos da televisão brasileira, morreu aos 97 anos. Ele foi o primeiro apresentador do ‘Jornal Nacional’ em 1969 e comandou o telejornal por 26 anos. Cid Moreira tinha problemas renais e estava internado no Hospital Santa Tereza, no Rio de Janeiro. Além do JN, ele trabalhou no ‘Fantástico’ e em outros programas da TV Globo. Em paralelo, narrou a Bíblia na íntegra, concluindo o projeto em 2011.

LER RESUMO

O jornalista Cid Moreira, um dos nomes mais famosos da televisão brasileira, morreu nesta quinta-feira (3), aos 97 anos.

A informação foi confirmada pela esposa dele, Fátima Moreira, ao programa Encontro, da TV Globo. Cid Moreira tinha problemas renais e estava há algumas semanas internado no Hospital Santa Tereza, no Rio de Janeiro.

Cid Moreira foi o primeiro apresentador do “Jornal Nacional” em 1969 e comandou o telejornal por 26 anos. De acordo com o Memória Globo, o jornalista falou o clássico “Boa Noite” no telejornal mais de 8 mil vezes ao longo desse período. A sua parceria mais famosa foi com Sérgio Chapelin.

Carreira de Cid Moreira

Cid Moreira nasceu em Taubaté (SP) e se formou em contabilidade. O jornalista começou a sua carreira no rádio. Trabalhou em diversas rádios nos anos 1950, passando pelas rádios Difusora, Bandeirantes e Mayrink Veiga.

Cid Moreira: jornalista, locutor e apresentador morreu nesta quinta-feira (3) em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Foto: Reprodução Instagram/@ocidmoreira
Cid Moreira, aos 17 anos. Foto: Reprodução Instagram/@ocidmoreira

No entanto, foi nas suas experiências na televisão que se consagrou. A primeira foi em 1956 na TV Rio.

Posteriormente, se tornou apresentador de telejornal em 1963, com o “Jornal da Vanguarda”, da TV Rio. Já na TV Globo, passou pelo “Jornal da Globo” antes da estreia do “Jornal Nacional”, que se tornou, segundo o Memória Globo, o primeiro telejornal exibido em rede nacional.

Cid Moreira: jornalista, locutor e apresentador morreu nesta quinta-feira (3) em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Foto: Reprodução Instagram/@ocidmoreira
Cid Moreira com o colega de bancada no Jornal Nacional, Sérgio Chapelin: 26 anos como o principal rosto do JN. Foto: Reprodução Instagram/@ocidmoreira

“Eu só ia para apresentar o jornal. Naquele dia, cheguei e vi aquele nervosismo, todo mundo preocupado. E, para mim, era normal. Mas no dia seguinte, vi na capa do jornal O Globo: ‘Jornal Nacional…’ Aí comecei a perceber a dimensão”, contou Cid Moreira, em entrevista ao Memória Globo.

Após a saída do JN, quando deu lugar à William Bonner e Lillian Witte Fibe, Cid Moreira seguiu na Globo, atuando no “Fantástico” e em outros programas. Por outro lado, em paralelo, iniciou o projeto de emprestar a sua voz, tão conhecida do público pela imponência, à narração da Bíblia. Em 2011 concluiu o objetivo de narrar na íntegra o livro sagrado do cristianismo.

Leia a seguir