Ex-feirante e ex-professora: quem é Tarciana Medeiros, presidente do BB e única brasileira na lista das 100 mulheres mais poderosas do mundo
Empresas citadas na reportagem:
Tarciana Medeiros, presidente do Banco do Brasil (BBAS3), ocupa a 18ª posição no ranking das 100 mulheres mais poderosas do mundo da revista Forbes. É a única brasileira na lista, divulgada na última quarta-feira (11).
Assim, a presidente do BB divide o ranking com mulheres de destaque na política, negócios, tecnologia e entretenimento. Está na frente, por exemplo, de nomes de celebridades como a apresentadora Oprah Winfrey e as cantoras Taylor Swift, Beyoncé e Rihanna.
No ano passado, quando se tornou a primeira brasileira a integrar a relação das 100 mulheres mais poderosas do mundo, ocupou a 24ª posição no ranking.
A Forbes destaca que Tarciana Medeiros é a “primeira mulher na presidência da segunda maior instituição financeira da América Latina”. Além disso, a publicação reconhece a sua defesa de negócios sustentáveis em organizações internacionais.
“Alegria e honra imensas por fazer parte [da lista] pelo segundo ano consecutivo. Mas destaco que o reconhecimento não é só meu. Ele pertence a todos os colegas e parceiros que fazem das estratégias e ações à frente do BB realidades que transformam a vida de tantas comunidades no Brasil e no mundo. Espero que ver uma brasileira em um ranking desses seja inspiração para nossas meninas por todos os cantos do país”, afirma Tarciana Medeiros.
A lista da Forbes é liderada pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. Na sequência está a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, seguida da primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni.
Perfil de Tarciana Medeiros
Tarciana Paula Gomes Medeiros nasceu em Campina Grande (PB) e tem 46 anos. É bacharel em Administração de Empresas (AIEC) e pós-graduada em Administração, Negócios e Marketing (ESAB) e Administração e Negócios (PUC-RS).
A presidente do BB foi feirante e professora antes de iniciar a carreira no Banco do Brasil, em 2000, em uma agência de Posto da Mata (BA). Assumiu o primeiro cargo de gestão no BB em 2002. Por fim, em janeiro de 2023, se tornou a primeira CEO mulher da companhia.
Em seu discurso de posse, lembrou as suas raízes. “Eu, mulher nordestina, paraibana, mãe, quando fui indicada para ser a primeira presidenta do BB, voltei exatamente para as minhas raízes, aquilo que me forma como pessoa e como profissional. E agora presidenta do BB”, declarou Tarciana.
No conglomerado BB, lidera um time de 125 mil funcionários, conciliando uma atuação comercial com o papel social de apoio ao desenvolvimento do Brasil.
Diversidade
Em 2023, entregou o maior resultado da história do BB, com uma valorização de mais de 70% no preço da ação do banco. Porta-voz do Pacto Global da ONU para ODS 10, cujo objetivo é a redução das desigualdades, Tarciana Medeiros colocou a diversidade no centro da sua gestão.
De acordo com a Forbes, a presidente do BB é “uma defensora apaixonada de políticas ambientais”. “Ela falou na Assembleia Geral das Nações Unidas de 2023 sobre a importância de obter mais financiamento para negócios ambientalmente sustentáveis. No mesmo mês, ela firmou uma parceria entre o Banco do Brasil e o Banco Interamericano de Desenvolvimento para investir US$ 250 milhões em recursos de energia renovável e infraestrutura sustentável”, destacou a revista.
Leia a seguir