Abertura de mercado

A abertura de mercado é o início das operações da Bolsa de Valores (B3). É quando o preço de uma determinada ação se forma, o que pode sofrer interferência de fatos e oscilações dos mercados internacionais e de anúncios de empresas de capital aberto no Brasil.

Muitos operadores, por exemplo, mandam ordens para suas corretoras quando a Bolsa está fechada. E os investidores institucionais planejam suas decisões logo que acontece a abertura de mercado.

Exemplos ruins e bons de abertura de mercado

Crises mundiais podem abalar a Bolsa brasileira no horário em que a B3 começa a funcionar. Quando isso acontece, dizemos que “o mercado acorda nervoso”. Foi o que ocorreu com a crise na Ásia, em 1997, quando o Ibovespa caiu quase 15%. Outro exemplo foi a crise na Rússia, que decretou a moratória em 1998, e o circuit breaker foi acionado com a queda de 16% do Ibovespa logo pela manhã.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Saiba tudo sobre o Dow Jones Brazil Titans 20 ADR, o principal índice de ADRs do Brasil negociado em Nova York

Mas notícias boas também interferem na abertura de mercado. As ações da Vale, por exemplo, dispararam no dia seguinte ao anúncio do lucro líquido do primeiro trimestre de 2021. A empresa foi a público informar que em três meses, seu lucro foi igual ao apurado no ano inteiro de 2020.

Cinco informações sobre a abertura de mercado

  1. O horário de funcionamento da Bolsa de Valores normalmente vai das 10h às 17h, de segunda à sexta-feira. Porém, o horário de verão nos Estados Unidos, que vai do segundo domingo de março até o primeiro domingo de novembro, mexe com nossa Bolsa. Sem o horário americano, o funcionamento da Bolsa brasileira é estendido até às 18h e o after market é cancelado. Assim, as negociações pós pregão só acontecem em caso de vencimento de opções.
  2. Existem duas ampliações a este horário: a pré-abertura e o after market.
  3. A pré-abertura de mercado acontece 15 minutos antes do início do pregão. Neste período, a B3 apenas registra ofertas de compra e venda – a finalização do negócio é a mesma realizada na abertura oficial da Bolsa.
  4. Esta pré-abertura de mercado é a base para a formação do preço das ações. E isso é importante principalmente para os papéis com maior liquidez, porque esta ferramenta acaba funcionando como um indicativo para avaliar a tendência do papel no dia.
  5. A pré-abertura existe para garantir transparência na formação dos preços dos ativos assim que o mercado abre. Por isso, nenhum investidor pode cancelar uma oferta lançada no leilão de pré-abertura.
A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.