Anbima

Anbima é a sigla para Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, uma organização sem fins lucrativos que representa bancos, gestoras, corretoras, distribuidoras e administradoras.

A Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) é a entidade porta-voz de instituições como bancos, gestoras, corretoras, distribuidoras e administradoras. A Anbima nasceu em 2009, e o modelo de atuação é organizado em torno de quatro compromissos: representar, autorregular, informar e educar.

O que faz a Anbima?

Entre as funções da Anbima está a divulgação de referências de preços e índices que refletem o comportamento de determinadas carteiras de ativos, do mesmo modo, estudos sobre o mercado de capitais. 

A instituição também dialoga com o governo e com demais entidades que representam o setor privado para discutir mudanças na regulação do mercado financeiro. Nesse sentido, busca-se uma harmonização das práticas de mercado com as necessidades de desenvolvimento econômico do país.

A Anbima propõe o uso das boas práticas de negócios a seus associados, que as seguem de forma voluntária. Além disso, essas regras estão nos Códigos de Autorregulação e Melhores Práticas. 

O cumprimento das normas de autorregulação é acompanhado pela entidade, que supervisiona as instituições e dá orientações de caráter educativo. Ou seja, a Anbima desempenha um papel crucial no fortalecimento das práticas de mercado.

Quando consultar a Anbima?

Todo investidor e toda investidora devem consultar tanto a Anbima quanto a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) para saber se o nome de uma casa de análise, corretora ou gestora consta nos registros de ambas instituições. Portanto, tudo isso ajuda a cercar seu dinheiro de uma maior segurança.

No anbima.com.br você fica por dentro das instituições que seguem o código de boas práticas da instituição. Fique de olho. 

Já o endereço para consulta de cadastros na CVM é gov.br/pt-br/servicos/consultar-cadastro-dos-participantes-do-mercado-de-valores-mobiliarios-registrados-na-cvm.

Quais certificações a Anbima oferece?

Uma das principais funções da Anbima é a capacitação de profissionais e de investidores. Além de distribuir gratuitamente conteúdos sobre educação financeira ao público geral, a associação certifica profissionais qualificados.

Atualmente, a Anbima oferece as seguintes certificações: 

  1. CPA-10: para quem queira atuar na distribuição de produtos de investimento.  
  2. CPA-20: para os que vão para trabalhar na distribuição de produtos de investimento para clientes dos segmentos varejo de alta renda, private, corporate e investidores institucionais.  
  3. CEA (Certificação Anbima de Especialistas em Investimento): habilita especialistas em investimentos, que podem recomendar produtos para clientes em diversos segmentos, além de assessorar gerentes de contas. Também permite a atuação nas atividades ligadas à CPA 10 e à CPA 20. 
  4. CGA (Certificação de Gestores Anbima): habilita profissionais a gerir recursos de terceiros em fundos de investimento de renda fixa, de ações, cambiais, multimercados e carteiras administradas e fundos de índice. É obrigatória para quem ocupa cargos com poder de decisão de compra e venda dos ativos financeiros que integram as carteiras desses veículos de investimento.

Como surgiu a Anbima

A Anbima surgiu em 2009, a partir da união da Anbid (Associação Nacional dos Bancos de Investimento) e da Andima (Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro).  

A Anbid nasceu em 1967 para representar os bancos de investimento após a regulação do mercado de capitais no Brasil. Com o tempo, também passou a fornecer informações financeiras, como a rentabilidade diária de fundos.  

Em parceria com a Febraban (federação dos bancos), a Anbid criou os certificados CPA-10 e CPA-20.  

Já a Andima foi criada em 1971 para estabelecer boas práticas nas negociações das tesourarias e das corretoras, enquanto a Anbid tinha sua atuação mais focada em fundos, ofertas e custódia.  

Em 1979, a Andima auxiliou na criação do Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia), um sistema eletrônico de negociação de títulos públicos que origina a taxa básica de juros brasileira.   

Já em 1986, a Andima participou da criação da Cetip (Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos Privados), entidade responsável pela negociação de títulos privados. Além disso, hoje, a Cetip é parte da B3, a Bolsa de Valores brasileira.  

Posteriormente, com a B3, a Andima deu origem à RTM (Rede de Telecomunicações para o Mercado) em 1997. A empresa é uma rede de tecnologia multimídia que interliga centenas de instituições financeiras e provedores de informações via canais exclusivos de fibra ótica.


Você também pode gostar
POR
Redação IF 09 set. 2024, 13:24
Sucessor de Galípolo na diretoria de política monetária do BC terá ‘mandato-tampão’; entenda

Lei de autonomia do Banco Central prevê que no caso de vacância do cargo de presidente ou diretor, um substituto será indicado e nomeado para completar o mandato, que termina em fevereiro de 2027

Aluísio Alves Publicado em 05.set.2024 às 07h00
Cripto, renda fixa e novos ETFs de dividendos: o que a Buena Vista tem no forno

Renato Nobile, CEO da Buena Vista, conta em entrevista exclusiva sobre os planos da empresa, como novos ETFs de dividendos

POR
Redação IF 04 set. 2024, 18:45
Pacheco: votação da indicação de Galípolo será em 8 de outubro, após eleições

Presidente do Senado justificou que o mês de setembro costuma ser mais esvaziado na Casa em função das eleições municipais, o que poderia prejudicar o quórum

3 min.
POR
Redação IF 03 set. 2024, 16:08
Jaques Wagner será relator da indicação de Galípolo para presidência do BC

Wagner disse que não há nenhum problema objetivo para que a sabatina de Galípolo na CAE aconteça no dia 10. Segundo ele, o problema 'é que nós estamos na pré-eleição'

POR
Redação IF 03 set. 2024, 13:00
Presidente da CAE: sabatina de Galípolo pode ficar para 1º dia de reunião do próximo Copom

No dia 17 de setembro ocorre o 1º dia da reunião do Copom do Banco Central. A reunião dura todo o dia e os diretores ficam em período de silêncio e não podem comentar sobre assuntos econômicos

POR
Redação IF 02 set. 2024, 16:17
Críticas duras à comunicação marcam reunião entre BC e economistas

De acordo com participantes do evento, que falaram condição de anonimato, diferentes sinalizações e ruídos provocados por dirigentes da instituição nas últimas semanas têm aumentado o custo da política monetária

Clique e veja mais