Day trade
Day trade é comprar e vender ações várias vezes em um mesmo dia de negociação da bolsa de valores.
Não existe um valor mínimo para este tipo de estratégia, mas o que os adeptos a ela fazem, em geral, é colocar metas diárias para ganhos, além de definir um limite para as perdas.
ambém é preciso anotar cada decisão tomada para que se possa checar se o caminho traçado está sendo bem ou malsucedido no day trade.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
“Em outras palavras, é comprar e vender ou vender e comprar posições no mercado financeiro, buscando especular com a oscilação do ativo para potencializar o retorno frente ao risco assumido no dia”, define Lucas Florêncio, Analista e Trader na sala ao vivo da Guide Investimentos.
Como tudo começou
É difícil precisar quando as pessoas começaram a operar muitas vezes em um só dia na bolsa de valores, mas o que se observa é um crescimento no número de traders (nome que se dá ao investidor que opera day trade) com a popularização das plataformas de investimento e quando o pregão viva voz acabou, em 2009.
Hoje, muitos investidores são atraídos a fazer day trade pela ilusão do dinheiro fácil e rápido. O que não necessariamente aconteça. Há estudos que mostram que operações de day trade mais dão prejuízo do que lucro.
Além disso, as taxas de corretagem passaram a ser isentas em muitas corretoras, o que acabou animando os investidores.
Qual é a diferença entre day trade e swing trade
Lucas explica que, no day trade, sua posição é encerrada no mesmo dia.
No swing trade, diferentemente, sua posição fica aberta de um dia para o outro.
Quem pode fazer day trade
Fazer day trade é para qualquer um?
Veja bem: tradar, como se diz no jargão do mercado financeiro, é lícito para pessoas com mais de 18 anos e que sejam cadastradas em uma corretora.
Em tese, basta isso. Mas na prática não funciona bem assim. Como as oscilações são grandes, quem quer entrar neste universo vai ter que ter muito sangue-frio.
É preciso se policiar para não comparar ganhos ou perdas com os resultados de outros investidores.
E você vai ter que encarar o trade quase como uma profissão, porque dificilmente você terá tempo ou cabeça para outras tarefas.
Ou seja, como afirma Lucas: day trade recomendado para quem tem perfil arrojado e busca diversificar seus investimentos tomando risco calculado.
Mais perdas do que ganhos
Fazer day trade é para qualquer um? Veja bem: tradar, como se diz no jargão do mercado financeiro, é lícito para pessoas com mais de 18 anos e que sejam cadastradas em uma corretora. Em tese, basta isso.
Mas na prática não funciona bem assim. Como as oscilações são grandes, quem quer entrar neste universo vai ter que ter muito sangue-frio.
É preciso se policiar para não comparar ganhos ou perdas com os resultados de outros investidores.
E você vai ter que encarar o trade quase como uma profissão, porque dificilmente você terá tempo ou cabeça para outras tarefas.
Mas é possível ganhar dinheiro fazendo day trade?
Sim, mas é algo bastante complicado. Para cada grupo de 10 pessoas que trabalham com day trade, 9 perdem dinheiro – e este é um dado da própria Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a partir de um estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas.
Por isso, 90% dos investidores que começam a fazer trades desistem da estratégia logo no primeiro ano de operação. O ideal é que, antes de se lançar no universo do day trade, você use os simuladores das corretoras e teste tanto seus conhecimentos quanto suas emoções.
Vantagens do day trade
Por outro lado, fazer day trade tem vatagens? Como tudo tem dois lados, as operações também tem coisas boas.
“As vantagens são o potencial de retorno e a liquidez da posição, evitando exposição aos eventos de mercado para quem fica posicionado de um dia para o outro”, afirma o especialista.
Quais são os riscos do day trade?
Como define Lucas, day trade é arriscado para quem não sabe como funciona essa atividade, que é preciso dominar pelo menos um pouco a análise gráfica, saber dos riscos e que essa estratégia deve fazer parte da sua diversificação de investimentos. Não pode ser seu único meio de investir.
“O maior risco é a falta de conhecimento”, diz. “Para quem não tem conhecimento da atividade, a exposição do risco fica muito maior do que realmente é.”
Isso porque, como ele explica, você precisa aprender sobre risco de mercado, liquidez, crédito e operacional – antes de entender como operar. “Esses são os 4 principais riscos que existem no day trade”, afirma.
Melhores técnicas de day trade para iniciantes
Lucas recomenda 5 passos iniciais para quem quer começar a fazer day trade:
- acompanhar um profissional sério com experiência que já trilhou esse caminho e pode ajudar no começo da sua carreira;
- evitar consumir conteúdos diversos na internet sem a recomendação de um profissional ou uma corretora;
- estar dentro das partes legais da indústria financeira, o que pode facilitar o aprendizado e evitar que caia em golpes;
- fazer um treinamento sério, mas sem promessas de retornos absurdos;
- entender que ganhar no day trade exige um tempo de aprendizado e, muitas vezes, esse tempo pode custar um valor de investimento.
É possível ficar rico com day trade?
“Possível é, como como qualquer outra atividade”, diz Lucas.
O que não significa que seja simples. Muito menos corriqueiro.
Para cada grupo de 10 pessoas que trabalham com isso, 9 perdem dinheiro – e este é um dado da própria Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a partir de um estudo feito pela Fundação Getulio Vargas.
Por isso, 90% dos investidores que começam a fazer trades desistem da estratégia logo no primeiro ano de operação.
“O que define sua capacidade de enriquecimento no day trade é a sua vantagem competitiva”, afirma o especialista, lembrando que isso você só desenvolve com experiência, tempo de mercado e busca por conhecimento contínuo.
“O mercado é dinâmico, por isso não existe fórmula mágica”, alerta. “É fato que nem todos vão ganhar no mercado, devido à pressão psicológica que muitas vezes colocam e a cobrança pelo resultado”, diz ele.
Assim como empreender em um negócio, para fazer day trade você precisa de conhecimento sobre educação financeira e planejamento e capital.
“Nunca recomendamos colocar todo patrimônio no day trade ou largar emprego para viver de day trade sem se provar um ganhador”, alerta.
Investidores que fizeram fortuna com day trade
Quer se inspirar com exemplos de investidores que construíram fortuna com day trade? Então, vamos aos nomes:
- Warren Buffett,
- Jesse Livermore,
- William Dlbert Gan,
- George Soros,
- Richard Dennis,
- Paul Tudor Jones,
- John Pulson,
- David Tepper,
- James Simmons,
- Ray Dalio,
- Steve Cohen,
- Jim Rogers.
Colaborou Fernanda Bottoni