Home broker

Home broker (HB) é uma plataforma digital que liga investidores à Bolsa de Valores, negociando títulos mobiliários. É pelo home broker que você tem acesso ao pregão eletrônico e pode fazer suas negociações de ações e outros ativos pela internet.

Veja o que é Home Broker e como funciona | Glossário IF | Inteligência Financeira

Pela plataforma home broker você também consegue acompanhar as cotações em tempo real e ver se de fato sua ordem foi executada ou cancelada, conforme seu comando. Na outra ponta, a corretora recebe a ordem e a envia para a B3. Para ter acesso ao home broker, você deve abrir conta em uma corretora. Será preciso responder um questionário sobre sua aversão ao risco. Esse questionário é chamado de suitability e, no final das contas, quer saber qual é seu estilo de investidor (mais para conservador(a), moderado(a) ou arrojado(a)).

Como começou o home broker

O home broker começou a funcionar no final dos anos 1990, quando a Bolsa de Valores havia implantado um novo sistema de negociação eletrônica da Bovespa, chamado de Mega Bolsa. O Mega Bolsa ampliou o volume de processamento de informações. E foi neste ambiente que nasceram o HB e o after market, que foi importado da Bolsa de Nova York. Em 2006, a Bovespa dá um novo salto e começa a operar somente por pregão eletrônico.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Stop loss e stop gain

Além de executar o que você manda, o home broker também pode oferecer os chamados stop loss (limite de perda) e stop gain (limite de ganho). A plataforma também traz informações sobre a cotação dos ativos. O bacana do HB é que você pode acompanhar o desempenho do seu investimento em tempo real.

Imposto de Renda, Renda Fixa, Investimentos, Poupança, Crédito, Reserva, Emergência, Dúvidas, Declaração, Onde Investir, Como declarar, Imposto

Antes de usar o home broker, conheça seu perfil

Escolheu sua corretora? Preencha o questionário, chamado de suitability. Ali, você fornecerá vários dados. O intuito é conhecer melhor seu perfil de pessoa que investe: se é conservadora, moderada ou arrojada. Conhecendo o perfil e sua realidade, a corretora também consegue evitar que você caia em ciladas. Por exemplo, investir mais do que o seu perfil toleraria.

Depois, é só transferir dinheiro do seu banco para a corretora, acompanhar pelo home broker e começar a dar lances em ações. Sim, o fato de você ter dinheiro não significa que a ação que você quer será sua. Isso porque tem várias pessoas vendendo a mesma ação, mas também tem várias pessoas querendo comprar.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.