LIG

LIG (Letra Imobiliária Garantida) é um ativo de renda fixa destinado a financiar o mercado habitacional. 

Tendo lastro em crédito imobiliário, a LIG consegue uma dupla segurança jurídica. Isso porque o destino dos recursos captados dos investidores na LIG não é o patrimônio do banco (como acontece com as Letras de Créditos Imobiliários, as LCIs), mas sim a carteira de crédito para a habitação. Em caso do banco “quebrar”, a LIG não é atingida por uma eventual liquidação da massa falida.

Como é o retorno da LIG?

Os ganhos da LIG podem estar atrelados à indexação cambial, IPCA ou IGP-M. Mas a maioria delas está vinculada ao principal parâmetro de referência para os investimentos de renda fixa, o CDI, a taxa usada para empréstimos entre bancos.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Como é a liquidez da LIG?

A LIG tem carência mínima de 12 meses. Resgate antecipado pelo mercado secundário pode frustrar os investidores por conta da dificuldade de liquidez. Por isso, a LIG tende a apresentar taxas de retorno mais elevadas do que as da LCI.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.