- Home
- Finanças
- Glossário financeiro
- IGP-M
IGP-M
Quem mora em um imóvel alugado já conhece a cena: todo ano o proprietário avisa que vai corrigir o aluguel de acordo com o IGP–M do ano anterior e, dependendo do número, o valor da locação pode chegar nas alturas. Só deixando claro que não é uma surpresa o proprietário fazer isso. Vem especificado no contrato. O IGP-M também é usado para reajustar contas de luz. Daí a importância do indicador no nosso cotidiano.
Como é calculado?
A Fundação Getúlio Vargas (FGV) é a responsável pelo cálculo do IGP-M. Ela faz uma pesquisa no Brasil inteiro para saber a variação dos preços e descobre os valores de vários produtos em alguns estados do país. Para você ter uma ideia, a pesquisa cobre setores que vão da indústria à construção civil, passando pela agricultura, comércio varejista e serviços profissionais prestados nas casas das pessoas. Esse acompanhamento dos preços acontece todo santo mês, começando no dia 21 e terminando no dia 20 do mês seguinte.
Três índices com pesos diferentes compõem o cálculo do IGP-M: o IPA-M (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), com peso de 60%; IPC-M (Índice de Preços ao Consumidor), com peso de 30%; e INCC-M (Índice Nacional de Custo de Construção), com peso de 10% na inflação do aluguel.
IGP-M x IPCA
A inflação oficial do Brasil é medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Enquanto o IGP-M calcula todas as etapas de um produto – da fabricação à venda – o IPCA registra apenas os preços finais, mirando 90% das famílias que vivem em áreas urbanas.
Ao final de um período, o IGP-M costuma apresentar variações maiores que o IPCA. Isto porque ao medir os preços em toda a cadeia produtiva, o IGP-M é mais afetado pela alta do dólar. Quando uma empresa tem um custo maior para produzir algo mas não sobe o preço para o consumidor, não há impacto no IPCA, enquanto o IGP-M registra o custo maior para o fabricante.
O Copom está monitorando a preocupação do mercado em relação aos gastos do governo e suas consequências sobre a inflação
Fundadora da Nord Research faz projeções sobre a reunião do Copom e o que esperar dos juros e da inflação após a decisão do Copom de hoje
A receita da operadora entre julho e setembro somou R$ 14 bilhões, um avanço de 7,1% ante o terceiro trimestre do ano passado
Agentes financeiros também mexeram nas expectativas para PIB e dólar
Saiba tudo o que deve mexer com a rentabilidade dos títulos públicos nos próximos dias
Dólar pode romper R$ 6,00? Próximos dias prometem ser de muita turbulência
Investimento une um título público com rentabilidade ligada à inflação
Presidente do Banco Central demonstrou preocupação com a inflação de serviços
Confira as opções para você diversificar o seu portfólio - e não perder o poder de compra
Mediana das projeções dos economistas no Boletim Focus para a inflação oficial brasileira neste ano subiu de 4,50% para 4,55%.
Lá fora, atenções estarão voltadas para payroll, PCE e reta final da eleição presidencial americana