Rali de Natal

É um fenômeno de alta no mercado acionário que, em geral, acontece nos últimos três meses do ano quando os investidores estão mais otimistas.

Há algumas razões para a tradicional alta do fim do ano, mas o principal fator parece ser o bom e velho espírito natalino, o otimismo das pessoas no fim de ano, que aparece não só nos investimentos, mas na vida, em geral. O último trimestre costuma ser bom para os mercados acionários em todo o mundo, então o rali de Natal também é conhecido como rali de fim de ano. Nos Estados Unidos, é chamado de Santa Claus Rally, ou, Rali de Papai Noel, em tradução livre.

– Ilustração: Marcelo Andreguetti/IF

Teorias sobre o rali de Natal

É importante deixar claro que o rali de Natal não passa de uma teoria, e não uma regra ou um movimento que tem explicação técnica. Portanto, há tentativas de explicar esse movimento. 

Um dos eventos que ajudam a explicar o movimento é o começo do ano fiscal nos Estados Unidos, que acontece em outubro. É a época em que os gestores de investimentos aproveitam para ir às compras e reorganizar as carteiras. 

Outro fator que contribui para o rali é o investimento de pessoas físicas. Elas ganham seus bônus de fim de ano e parte delas vai à Bolsa para investir. No Brasil, o 13º salário cumpre o papel do bônus, mais comum nos Estados Unidos. Soma-se a isto o fato de vários grandes investidores estarem descansando em dezembro. Quanto menor o volume, maior a tendência de volatilidade. Ainda há uma crença de que as pessoas físicas são mais otimistas que os investidores institucionais, e, já que o mercado está nas mãos dos investidores de varejo, a tendência de alta se acentua.


Você também pode gostar
POR
Pedro Knoth 07 nov. 2024, 07:00
Dividendos da Marfrig (MRFG3) vêm em 2024? Entenda como paga proventos a dona da BRF

Sem pagar dividendos desde 2022, Marfrig (MRFG3) deve ter retomada de proventos em 2024 segundo bancos

POR
Aluísio Alves 06 nov. 2024, 17:33
Gerdau (GGBR4): confira histórico de dividendos e perspectivas após 3° tri e eleição nos EUA

Segundo analistas, a companhia está bem posicionada para ter resultados crescentes nos próximos anos

POR
Lívia Venaglia 06 nov. 2024, 14:57
Novo ETF de renda fixa mira proteção à inflação e liquidez; veja se vale a pena investir

Fundo espelha índice composto por títulos do Tesouro Selic e do Tesouro IPCA+ buscando se enquadrar em nova regulação e ter menor taxa de tributação

4 min.
POR
Daniel Fernandes 06 nov. 2024, 10:03
Vitória de Trump traz para o Brasil pressão no dólar, na inflação e uma palavra de ordem: instabilidade

Eleição de republicano apresenta mudança não apenas nas relações comerciais entre Brasil e EUA, mas uma nova dinâmica para os mercados

POR
Redação IF 06 nov. 2024, 07:59
Ações da Trump Media disparam quase 30% em NY com vitória de Trump nas eleições

As ações da Trump Media funcionaram como um indicador das chances de vitória de Trump nos últimos meses, e essa tendência foi ainda mais acentuada nos últimos dias

POR
Isabella Carvalho 06 nov. 2024, 07:15
Eleições dos EUA: como a vitória de Trump já impacta o valor do bitcoin?  

Mudança de cenário já é sentida na criptomoeda; veja análise sobre o que deve acontecer daqui para frente

4 min.
POR
Pedro Knoth 06 nov. 2024, 07:00
Resultado do Itaú (ITUB4) dá pista sobre o que esperar dos dividendos da Itaúsa (ITSA4)

Dividendos da holding devem subir com lucro acima do esperado do Itaú Unibanco (ITUB4); veja o que analistas preveem para Itaúsa (ITSA4)

Clique e veja mais