Gestor de investimentos

É o profissional que administra um fundo de investimentos com o objetivo de fazer o patrimônio dos clientes crescer.

Um gestor de investimentos também pode se apresentar como asset manager, gestor de fundos ou gestor de ativos. É ele quem seleciona os ativos que compõem a carteira de um fundo de investimentos. O gestor estuda o momento do mercado, das empresas, entrevista os administradores de uma companhia de capital aberto e decide quando comprar e vender os ativos.

Quem está habilitado

O gestor precisa, claro, se preparar para administrar o dinheiro de terceiros. Esse profissional geralmente tem formação em economia, administração ou contabilidade e precisa obter credenciamento junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para exercer o cargo. Também deve obter habilitação pela Anbima, que oferece certificações como CGA (Certificação de Gestores Anbima) e CGE (Certificação de Gestores Anbima para Fundos Estruturados).

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Gestor de investimentos ≠ gestora de investimentos

Neste caso, não mudamos apenas o gênero, mas o significado. A gestora de investimentos é a empresa onde o gestor trabalha. É lá que os investidores mantêm suas contas e escolhem o instrumento onde querem investir.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.