- Home
- Finanças
- Glossário financeiro
- Payroll
Payroll

O Payroll é um dos mais importantes relatórios econômicos do mercado. Afinal, o documento é feito pelo Federal Reserve (Fed), o Banco Central dos Estados Unidos, e traz informações sobre a balança comercial do país, os dados de geração de emprego e muito mais. Dessa forma, a divulgação é feita mensalmente e traz dados sobre o mercado de trabalho americano.

Quando divulgam o Payroll?
A divulgação do Payroll ocorre toda primeira sexta-feira do mês, e pode ser adiada para segunda-feira em casos de feriado ou outro evento extraordinário.
Além disso, é importante saber que o relatório sai sempre às 8h30 no horário local americano. Isto é, por volta das 10h30 no horário de Brasília.
Os indicadores divulgados no Payroll
O documento traz os seguintes indicadores: taxa de desemprego, balança comercial, quantidade de horas trabalhadas, variação do salário anual médio, setores que mais contratam e que mais demitem, variação média de ganho mensal, número de empregos criados e variação do salário médio por hora.
Como se calcula o Payroll?
Cada indicador tem seu próprio cálculo. A taxa de desemprego, por exemplo, se baseia na força de trabalho que não está empregada, mas sim que procurou emprego nos últimos 30 dias. Aliás, os indicadores abrangem toda a força de trabalho americana, exceto o setor primário.
Por que o relatório é tão importante?
O Payroll funciona como um termômetro de uma das maiores economias do mundo. Ou seja, um Payroll acima do esperado indica que a economia americana está aquecida. Por outro lado, um relatório abaixo indica uma desaceleração.
Sendo assim, as informações do relatório norteiam a política monetária e a definição de taxa de juros feita pelo Federal Reserve.
Como o relatório pode afetar o bolso de brasileiros
O Payroll é uma espécie de termômetro do desempenho da economia americana que, por sua vez, afeta o mundo todo.
No caso do Brasil, com a alta dos juros nos EUA, a tendência é que investidores tirem recursos de países em desenvolvimento e direcionem aos países ricos, considerados mais seguros.
EUA criam menos empregos que o esperado em fevereiro; desemprego vai a 4,1%
Número de empregos criados nos EUA ficou abaixo do esperado em fevereiro, com alta na taxa de desemprego para 4,1%. Salários também apresentaram crescimento menor que o previsto.
Banco Central americano volta a citar, no Livro Bege, tarifas como risco para escalada da inflação
O Livro Bege, publicação relevante para medir expectativas para a economia dos EUA, voltou a expressar preocupação em relação à agenda de tarifas de Trump e seus efeitos sobre a inflação americana
Salários baixos e demissões geram mal-estar no JP Morgan apesar de lucros recordes
Apesar dos lucros recordes do JP Morgan, funcionários demonstram insatisfação com baixos salários, demissões e declarações controversas do CEO Jamie Dimon.
Ibovespa ronda estabilidade pressionado por forte queda da Petrobras
Ações da petroleira caem firme após divulgação de resultados abaixo do esperado; dados de emprego reforçam resiliência do mercado de trabalho
Taxa de desemprego no Brasil sobe para 6,5% em janeiro
IBGE diz que aumento reflete dispensa de temporários no começo do ano
Marinho: Mercado fica ‘nervosinho’ e considera ‘ruim’ números positivos do mercado de trabalho
Ministro diz que a reação do mercado financeiro é equivocada e prejudica a economia real
Real, bolsa e juros futuros se deterioram após Caged mais forte que o esperado
Resultados do Caged de janeiro, acima das expectativas, levaram a um aumento nos juros futuros, queda no Ibovespa e alta do dólar
Caged: Brasil abre 137 mil vagas formais em janeiro; mercado projetava 51 mil
Quatro dos cinco setores da economia tiveram criação líquida de postos com carteira assinada no mês
Mulheres superam homens em anos de estudo no Brasil
Dados do IBGE mostram que as mulheres brasileiras têm, em média, mais anos de estudo que os homens em 2022, com exceção da faixa etária acima de 80 anos
Censo: Parcela da população com ensino superior quase triplica em 22 anos
Dados do Censo 2022 do IBGE mostram que a parcela da população com ensino superior completo quase triplicou entre 2000 e 2022, saltando de 6,8% para 18,4%
Lula vai liberar FGTS de quem foi demitido e usou saque-aniversário
Presidente Lula deve anunciar nos próximos dias a liberação do FGTS para trabalhadores demitidos que optaram pelo saque-aniversário, contrariando as regras atuais