DI

DI ou taxa DI (Depósito Interbancário) é referência para grande parte dos investimentos de renda fixa. O DI é uma média do custo de empréstimos realizados entre bancos, via CDI, que acompanha a Selic. Geralmente, o DI equivale à Selic descontada de 0,10 ponto percentual.

CDI (Certificado de Depósito Interbancário) é um título emitido por bancos para captar recursos de outras instituições financeiras com prazo de um dia útil. É como um CDB, mas acontece de banco para banco. A média da taxa destes empréstimos é a taxa DI. 

Por regras do sistema financeiro nacional, os bancos precisam terminar o dia com um saldo positivo de transações. Assim, caso o saldo das operações seja negativo, as instituições emitem CDIs para captar nos bancos que têm um caixa positivo o valor necessário para fechar o caixa com saldo. No dia útil seguinte, há a compensação do CDI, com o empréstimo corrigido pela taxa correspondente.  

Investimentos atrelados à taxa DI  

Entre os principais investimentos cuja rentabilidade está atrelada ao índice estão o CDB, a LC (Letra de Câmbio), o LCA e o LCI (Letra de Crédito Imobiliário).  

– Ilustração: Marcelo Andreguetti

Fundos DI 

Além de produtos atrelados a esse indicador, existem ainda fundos DI ou fundos de renda fixa referenciados. Por regra, eles investem no mínimo 95% do patrimônio em títulos de dívida pública ou privada de baixo risco e que tenham o rendimento ligado à taxa DI ou à Selic

Apesar deles não terem a cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), os fundos DI são considerados seguros por investirem, em sua maioria, em títulos públicos do Tesouro Direto atrelados à Selic. 

Valor da taxa DI

A taxa muda de acordo com a Selic, que tem seu valor determinado pelo Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) a cada 45 dias. Nesta reunião, a Selic pode ser mantida, ampliada ou reduzida, de acordo com as necessidades econômicas do país.  

A partir da Selic, é possível calcular o valor diário, mensal e anual do DI. A taxa atualizada (0,10 ponto percentual abaixo da Selic) pode ser consultada no site da B3, aqui: (https://www.b3.com.br/pt_br/), expresso no seu valor anual. Por exemplo, quando a Selic está a 5,25% ao ano, a taxa DI está a 5,15% ao ano, assim como o CDI.  

O DI mensal corresponde à média das taxas diárias do índice no mês. Para calculá-lo, também é possível dividir a taxa anual pelos 12 meses do ano.  

Rentabilidade DI  

Para calcular o rendimento de um produto atrelado à taxa DI basta multiplicar o percentual do índice utilizado pelo investimento. Por exemplo, um CDB que rende 110% do CDI rende 110% da taxa DI, que em agosto de 2021 estava 5,15%. Ou seja, este CDB rende 5,66%.  


Você também pode gostar
POR
Pedro Knoth 09 maio. 2025, 10:01

Dividendos de BBSE3 ou CXSE3? Depois do 1º tri, analistas escolhem queridinha

Caixa Seguridade (CXSE3) se sai melhor que BB Seguridade (BBSE3) em balanço do 1º tri; mas qual das ações escolher pensando nos dividendos?

POR
Aluísio Alves 08 maio. 2025, 17:41

Bradesco ‘vira a chave’ no 1° trimestre e ganha R$ 21 bilhões em valor de mercado

Ações subiram mais de 15% após banco divulgar lucro, crédito, margens e seguros acima das expectativas; Bank of America e BB Investimentos elevaram recomendação

POR
Redação IF 08 maio. 2025, 17:15

App da XP fica fora do ar por seis horas e clientes reclamam nas redes sociais

O problema ocorre menos de duas semanas após a empresa ter informado que houve vazamento de dados de parte de seus clientes

POR
Lucas Andrade 08 maio. 2025, 10:10

Itaú vê Copom entre pausa no ciclo e nova alta de 0,25 ponto da Selic

Banco avalia que discussão sobre um eventual ciclo de afrouxamento da Selic pode ser antecipada

POR
Redação IF 07 maio. 2025, 19:28

Bradesco (BBDC4) lucra R$ 5,9 bilhões no 1º trimestre, acima do esperado

Resultado superou as expectativas do mercado, registrando alta de 8,6% sobre o trimestre anterior e de 39,3% em relação ao mesmo período de 2024

2 min.
POR
Renato Jakitas 07 maio. 2025, 14:26

Para CEO da Bradesco Asset, próxima grande onda do mercado pode ser de fundos de crédito estruturados

Bruno Funchal contou em evento que tem aproveitado o cenário difícil de algumas das gestoras para ampliar sua equipe de analistas

POR
Pedro Knoth 07 maio. 2025, 09:59

Queda da taxa Selic em 2026? JPMorgan projeta juros abaixo de dois dígitos

Selic deve baixar para 9,75% ao ano em dezembro de 2026, segundo previsão do JPMorgan; é possível, mas não o cenário base, dizem economistas

4 min.
Clique e veja mais
Pular para a barra de ferramentas