Ticker de ações

Ticker de ações (ou ticker) é o código formado por quatro letras maiúsculas e um número, que compõem o nome de uma ação na B3, nossa Bolsa de Valores.

No ticker, as letras representam a razão social da empresa de capital aberto. Assim, MGLU é Magazine Luiza, CSAN é Cosan e ITUB Itaú Unibanco. Por outro lado, os números definem o tipo de ação. Nestes exemplos aqui citados, temos MGLU3, CSAN3 e ITUB3.

O que significa cada número do ticker

Os números mais comuns presentes em um ticker de ações são: o 3, para ações ordinárias; o 4 para as  preferenciais; ou o 11, no caso das units (11). Por exemplo, respectivamente, VALE3, PETR4 e KLBN11.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Mas ainda são usados os seguintes números no ticker: 

  • 1: dá direito à subscrição de ação ordinária
  • 2: representa o direito de subscrição a uma ação preferencial 
  • 5 a 8: para ações preferenciais das classes A, B, C, D 
  • 9: para recibo de subscrição de ação ordinária 
  • 10: para subscrição de ação preferencial 
Você sabe o que é ticker? Entenda esse código da Bolsa | Glossário IF | Inteligência Financeira
Veja este e outros vídeos explicando o bê-a-bá das finanças e investimentos no nosso canal do Youtube: youtube.com/sigaif

Alguns exemplos de ticker no Brasil:  

  • ABEV3 – ação ordinária da Ambev 
  • PETR4 – ação preferencial da Petrobras 
  • SANB11 – unit do Santander 

Vale lembrar que algumas empresas possuem mais de um tipo de ação. É o caso, por exemplo, de Petrobras (PETR3, PETR4), Klabin (KLBN3, KLBN6, KLBN6) e Bradesco (BBDC3, BBDC4).

Para que serve o ticker? 

O ticker existe para facilitar a visualização e a consulta sobre um ativo, principalmente nas plataformas de investimento. Se você quiser, por exemplo, ter acesso ao gráfico de uma ação específica, vai precisar inserir o ticker onde a plataforma indicar. Simples assim.

Você sabe como funcionam os tickers de opções? 

As opções são um caso à parte. Isso porque elas são compostas por cinco letras, e a última representa o vencimento da opção. Exemplo: VALEF53 é uma opção de compra de ações da Vale (VALE) com vencimento em junho (F), com preço a ser negociado de R$ 53.

Ou ainda: PETRD35 é o símbolo das opções para Petrobras (PETR), que têm vencimento em abril (D) e preço a R$ 35. 

Os vencimentos de compra (call) são simbolizados de A a L (de janeiro a dezembro). Os vencimentos de venda (put) vão de M a X (também de janeiro a dezembro). Um pouco confuso, mas conforme você for se habituando, tudo isso deixa de ser uma barreira.  

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.