Zerar posição

Zerar posição acontece sempre que você vende todos os seus investimentos. No mercado de ações, por exemplo, quando você zera sua posição, você está emitindo uma ordem de venda de todos os papéis que você tem em carteira.

O ideal é que você zere sua posição sempre tendo como base uma estratégia bem planejada feita para isso. Assim, as chances de você obter uma boa rentabilidade são maiores.

Porém, se você decidir zerar sua posição frente ao pânico do mercado ou seguindo o que outros investidores estão fazendo (o chamado efeito manada), sem ter qualquer racional que guie sua tomada de decisão, a chance de você vender mais barato do que quando comprou vai ser grande.

Ao zerar sua posição, você deve levar em conta, além do ganho ou prejuízo, todos os custos e tributos que envolvem a operação, antes de efetuar a venda dos ativos. Assim você tem a exata dimensão do quanto vai ter que pagar e qual valor líquido você vai apurar.

Zerar posição é comum no day trade

Zerar posição é uma manobra comum entre quem faz day trade  ou swing trade . São pessoas que acompanham o mercado de perto e tentam achar padrões e criar previsões para comprar ações  na baixa e vender na alta, ganhando com as variações.

No day trade, tudo acontece no mesmo dia. O investidor compra 20 ações de uma empresa pela manhã, à tarde já vendeu tudo. A diferença para o swing trade é que pode levar semanas. Cada um decide fazer isso por um motivo diferente.

Bolsa de Valores e Mercado de Ações zerar posição
– Ilustração: Marcelo Andreguetti

Em geral, existem duas visões sobre isso:

Na primeira, você zera a posição para em curtíssimo prazo ganhar lucros. Por exemplo, você estuda e vê que o minério de ferro deve ser valorizado porque a China vai investir muito nele. Você compra ações de uma mineradora que você considera que estão baratas, assiste elas subindo, e logo vende, porque sabe que é uma alta passageira.

Na segunda, o que acontece é que nem sempre você acerta a previsão, sua bola de cristal é falha, e aí, você vende o quanto antes e evitar prejuízos. Vai que a China anuncia a valorização, mas a mineradora que você investiu se envolve em um crime ambiental no mesmo dia e só tem queda. Você zera posição na velocidade da luz pra frear as perdas.


Você também pode gostar
POR
Pedro Knoth 07 nov. 2024, 07:00

Dividendos da Marfrig (MRFG3) vêm em 2024? Entenda como paga proventos a dona da BRF

Sem pagar dividendos desde 2022, Marfrig (MRFG3) deve ter retomada de proventos em 2024 segundo bancos

POR
Aluísio Alves 06 nov. 2024, 17:33

Gerdau (GGBR4): confira histórico de dividendos e perspectivas após 3° tri e eleição nos EUA

Segundo analistas, a companhia está bem posicionada para ter resultados crescentes nos próximos anos

POR
Lívia Venaglia 06 nov. 2024, 14:57

Novo ETF de renda fixa mira proteção à inflação e liquidez; veja se vale a pena investir

Fundo espelha índice composto por títulos do Tesouro Selic e do Tesouro IPCA+ buscando se enquadrar em nova regulação e ter menor taxa de tributação

4 min.
POR
Daniel Fernandes 06 nov. 2024, 10:03

Vitória de Trump traz para o Brasil pressão no dólar, na inflação e uma palavra de ordem: instabilidade

Eleição de republicano apresenta mudança não apenas nas relações comerciais entre Brasil e EUA, mas uma nova dinâmica para os mercados

POR
Redação IF 06 nov. 2024, 07:59

Ações da Trump Media disparam quase 30% em NY com vitória de Trump nas eleições

As ações da Trump Media funcionaram como um indicador das chances de vitória de Trump nos últimos meses, e essa tendência foi ainda mais acentuada nos últimos dias

POR
Isabella Carvalho 06 nov. 2024, 07:15

Eleições dos EUA: como a vitória de Trump já impacta o valor do bitcoin?  

Mudança de cenário já é sentida na criptomoeda; veja análise sobre o que deve acontecer daqui para frente

4 min.
POR
Pedro Knoth 06 nov. 2024, 07:00

Resultado do Itaú (ITUB4) dá pista sobre o que esperar dos dividendos da Itaúsa (ITSA4)

Dividendos da holding devem subir com lucro acima do esperado do Itaú Unibanco (ITUB4); veja o que analistas preveem para Itaúsa (ITSA4)

Clique e veja mais