B3

A B3, sigla para ‘Brasil, Bolsa e Balcão’, é a bolsa de valores do Brasil, onde se negocia títulos de renda variável.

Se você é um investidor ou tem curiosidade sobre investimentos, certamente já ouviu falar da B3, a bolsa de valores brasileira. Mas você sabe exatamente o que ela é, o que faz e como nasceu? Vamos lá entender toda essa história.

O que é a B3

Sigla para Brasil, Bolsa e Balcão, a B3 é a Bolsa de Valores do Brasil, que fica em São Paulo. Ela surgiu em 2017, com a fusão das atividades BM&FBovespa (Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros) com a CETIP (Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos Privados).

Para saber como tudo começou, porém, precisamos voltar para 23 de agosto de 1890, quando Emílio Rangel Pestana criou a “Bolsa Livre”, em São Paulo. Como consequência das políticas econômicas adotadas na época, ela acabou sendo fechada no ano seguinte, mas voltou em 1895, desta vez com nome de Bolsa de Fundos Públicos de São Paulo. Em 1935, no entanto, mudou de nome mais uma vez e passou a ser Bolsa de Valores de São Paulo, a famosa Bovespa, como era mais conhecida.

Uma curiosidade é que até mais ou menos o meio dos anos 60, cada estado do Brasil tinha a sua bolsa de valores. Só em 2000 que a bolsa de São Paulo e a bolsa do Rio de Janeiro começaram a se unificar a outras bolsas que ainda restavam no país.

O IPO da bolsa

Foi apenas em 2007 que a Bovespa fez seu próprio IPO. No ano seguinte, se juntou à Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F) e passou a ser chamada BM&F Bovespa. E, como dissemos ali em cima, em 2017, a B3 surgiu sob o formato atual após a fusão da Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&FBOVESPA) com a Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos (CETIP), que tinha surgido em 1986 para dar mais segurança às operações do mercado financeiro.

Quantas pessoas investem na B3?

De acordo com dados da própria B3, no segundo trimestre de 2024, 5,1 milhões de pessoas investiram em renda variável na bolsa de valores brasileira. Em renda fixa, foram 17,7 milhões de investidores.

O que faz a bolsa de valores?

A B3, como as outras bolsas de valores, organiza o mercado de compra e venda de ações e outros títulos. Suas atividades incluem criação e administração de sistemas de negociação, compensação, liquidação, depósito e registro para todas as principais classes de ativos, desde ações e títulos de renda fixa corporativa até derivativos de moedas, operações estruturadas e taxas de juro e de commodities. Um dos seus objetivos é garantir que o mercado tenha liquidez, dando segurança aos interessados em adquirir ou vender ativos.

Também vale lembrar que a B3 é uma sociedade de capital aberto que, inclusive, tem ações negociadas na bolsa como B3SA3.

Onde fica a B3?

A sede da B3 fica na rua XV de Novembro, 275, no Centro Histórico de São Paulo. É um edifício sofisticado, construído na década de 1940, com mármore italiano nas escadas, obras de arte, uma biblioteca e dois auditórios.

É possível visitar a B3?

Sim, é possível fazer uma visita guiada ao MUB3 (Museu da Bolsa do Brasil) de segunda a sábado, das 9h às 17h. Para isso, o entanto, é preciso fazer o agendamento pelo site mub3.org.br.

Qual o horário de negociação da B3?

Em geral, as negociações de ações ocorrem de segunda a sexta-feira das 10h às 17h. Porém, você pode consultar todos os horários no site da B3.

Quais títulos são negociados?

Atualmente, cerca de 500 empresas estão listadas na B3.

Ou seja, todas essas companhias disponibilizam suas ações para serem vendidas e compradas.

Assim, para facilitar todo o processo, a bolsa também divide as essas empresas em diversos setores, como:

  • Bens Industriais
  • Consumo Cíclico
  • Consumo não Cíclico
  • Financeiro e Outros
  • Materiais Básicos
  • Petróleo, Gás e Biocombustíveis
  • Saúde
  • Tecnologia da Informação
  • Telecomunicações
  • Utilidade Pública

Aliás, é possível encontrar na B3 outros ativos que chegaram depois da fusão entre BM&F Bovespa e Cetip. São eles:

  • Ativos de renda fixa públicos;
  • Ativos de renda fixa privados;
  • Cotas de fundos;
  • Derivativos;
  • Mercados à vista, de renda variável, ouro e câmbio.
(Foto: Divulgação/B3)

Você também pode gostar
POR
Redação IF 26 dez. 2024, 13:55

Investidor local deixa de apostar no real pela 1ª vez desde março de 2023, apontam dados da B3

Dados da B3 apontam que o investidor local passou a ficar comprado em dólar pela primeira vez desde a divulgação do arcabouço fiscal

POR
Redação IF 26 dez. 2024, 09:48

Caixa Seguridade finaliza ‘pool’ de bancos para follow-on

Oferta da Caixa Seguridade visa atingir o percentual mínimo das ações em circulação exigido pelas regras do Novo Mercado

POR
Daniel Fernandes 26 dez. 2024, 09:24

Bolsa de valores continua ladeira abaixo e relatório analisa quando cenário pode mudar

Bolsa de valores segue pressionada e em queda. Relatório do Itaú BBA questiona até quando esse cenário vai permanecer ativo; confira.

POR
Redação IF 25 dez. 2024, 13:21

‘Conflito de interesses’ impede ida imediata de diretor da CVM para cargo na B3

A Comissão de Ética da Presidência negou a ida imediata do atual diretor da Comissão de Valores Mobiliários, Daniel Maeda, para um cargo na B3

4 min.
POR
Lucas Andrade 19 dez. 2024, 10:49

Desempenho do Ibovespa em 2024 vira música; entenda e ouça a composição

Índice de referência do mercado de ações brasileiro caminha para fechar o ano com perdas na faixa de 10%

POR
Daniel Fernandes 18 dez. 2024, 07:00

Está chegando a hora do presente após o Natal: Banco do Brasil paga provento bilionário

Confira detalhes sobre o pagamento do Banco do Brasil e também entenda mais informações sobre onde investir na bolsa no próximo ano.

2 min.
POR
Raphael Coraccini 17 dez. 2024, 12:55

Cinco ações para 2025 pensando em lucrar com juros a 15% e inflação em alta

Relatório do Itaú BBA aponta possibilidades de ganhos na bolsa de valores para 2025; veja as ações destacadas e por que elas devem subir

POR
Pedro Knoth 06 dez. 2024, 13:55

Goldman Sachs eleva B3 (B3SA3) e vê ‘recuperação’ do papel na bolsa de valores

Ações da B3 (B3SA3) sobem no Ibovespa com recomendação de compra do Goldman e previsão de upside de 23% até 2025

Clique e veja mais
Pular para a barra de ferramentas