Casa de análise

Casa de análise ou casa de research é uma empresa regulamentada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), que vende análise e recomendação de investimentos, principalmente para investidores pessoas físicas, também chamados de minoritários.

Cada casa de análise tem em seus quadros analistas com CNPI (Certificado Nacional do Profissional de Investimento), que é concedido por uma instituição chamada Apimec (Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais). São esses analistas – e somente eles – que fazem recomendações de investimento. A casa de análise pode ser independente, ou seja, não ter relação com outra instituição, ou pode ser ligada a um banco, por exemplo. Em todas elas, o investidor paga mensalidade e tem direito a receber, além das recomendações de investimento, relatórios, newsletters, dicas pontuais sobre uma ação específica, uma tendência de investimentos e cursos. 

Quem são os analistas?  

O analista que queria ter CNPI precisa passar por dois exames (Conteúdo Brasileiro e Conteúdo Global), com questões teóricas e técnicas. Ali são abordados temas como: sistema financeiro nacional, mercado de capitais, mercado de renda fixa, mercado de derivativos, conceitos econômicos, conduta e relacionamento, governança corporativa, relações com investidores e sustentabilidade. A única exigência para prestar o CNPI é ter faculdade concluída, em qualquer área. Mas não pense que seja fácil passar no exame.  

Um analista CNPI é um profissional qualificado e bastante valorizado pelo mercado. Ele pode trabalhar em várias áreas, como consultoria, análise e pesquisa financeira, investment banking, finanças corporativas, administração de riquezas, relações com investidores e operações no mercado financeiro e de capitais. 

Casa de análise ou Netflix? 

Uma nova onda invadiu as casas de análise no Brasil: a produção de filmes e documentários sobre pessoas que influenciam o mercado financeiro, ou sobre novos investimentos (em cannabis, por exemplo). Algumas delas, inclusive, estão migrando para o streaming, que é um modelo de distribuição digital e as informações não são armazenadas pelo usuário em seu próprio computador. Há oito anos, havia duas casas de análise no Brasil. Mas, com a queda dos juros, os investidores sentiram necessidade de diversificar suas carteiras e até arriscar um pouco mais. Foi então que houve uma proliferação das casas de análise, que já chegam a quase dez atualmente. 


Você também pode gostar
POR
Raphael Coraccini 12 mar. 2025, 12:10

IPCA acumulado acima de 5% mantém Copom na rota de subir a Selic; mercado discute quando vai ser a hora de parar

Economistas avaliam como a maior inflação para fevereiro desde 2003 mexe com os próximos passos da política monetária

POR
Aluísio Alves 12 mar. 2025, 07:00

Após derrocada, Goldman Sachs vê ações do Nubank baratas; BTG desiste de apostar contra

Banco americano projeta potencial de valorização de cerca de 70% dos papéis do Nu em 12 meses; BTG desmonta operação vendida

POR
Redação IF 11 mar. 2025, 13:15

Ação da Pague Menos ‘vira’ durante divulgação de resultados e passa a despencar

A ação da Pague Menos sofreu forte queda após a divulgação dos resultados do 4º trimestre de 2024, com destaque para o recuo no lucro líquido e aumento de despesas.

4 min.
POR
Aluísio Alves 10 mar. 2025, 14:16

Ações da JBS (JBSS3) sobem com possível compra na Arábia Saudita; Goldman vê impacto positivo

Movimento pode ampliar esforços da gigante brasileira para diversificar receitas, e representar maior concorrência com a BRF

POR
Redação IF 10 mar. 2025, 09:37

Deslistagem do Carrefour (CRFB3): como Assaí (ASAI3) e Grupo Mateus (GMAT3) podem se beneficiar?

Análise do Jefferies aponta que a possível deslistagem do Carrefour da B3 pode aumentar a procura por ações do Assaí e Grupo Mateus devido à escassez de empresas atrativas no setor de supermercados

POR
Aluísio Alves 10 mar. 2025, 07:33

Setor financeiro pode se destacar na bolsa da Argentina em 2025

Itaú BBA vê queda recente da bolsa argentina como 'oportunidade de compra'

POR
Redação IF 09 mar. 2025, 15:49

JP Morgan: Turbulência assustou investidores estrangeiros e retorno ao Brasil deve demorar

Segundo o JP Morgan, a turbulência de dezembro afugentou investidores estrangeiros, e a recuperação de ativos já atingiu seu pico. O retorno desses investidores depende da solução do problema fiscal brasileiro.

POR
Aluísio Alves 09 mar. 2025, 10:00

Quanto mais renda com dividendos, melhor? Não é bem assim

Segundo especialista, mais do que ter dividendos elevados, o investidor deve procurar histórias consistentes

Clique e veja mais