Direito de subscrição

Direito de subscrição é a preferência dada ao acionista para adquirir mais ações, quando uma empresa decide fazer uma nova captação (follow on).

O direito de subscrição é um benefício aos que já são acionistas da empresa, faz com que a participação desses investidores não fique diluída com a chegada de novos acionistas. Mas ninguém é obrigado a nada. Se o investidor não quiser comprar novos papeis da empresa, tudo bem. Mas é importante saber que exercer o direito deve ser feito durante um tempo determinado.

Vendendo o direito de subscrição

E veja que interessante: quem tem o direito de subscrição pode vender o benefício para outro acionista.

Ou é possível ainda vender na Bolsa de Valores, nossa B3, o recibo de subscrição, que são títulos que comprovam que o acionista exerceu o direito, mas a transação ainda não virou uma ação – o que acontece só depois que as operações forem liquidadas.

Fique atento

Existem duas maneiras para você saber que uma empresa vai abrir o processo para que você tenha direito de subscrição: por fato relevante feito pela companhia ou quando sua corretora manda avisos. Antes de tomar a decisão por exercer ou não seu direito, é importante você olhar para todo seu portfólio e analisar, conforme seus objetivos, prazos e o desempenho daqueles papeis, se engordar a carteira faz sentido para você.

Direito de subscrição na prática

Agentes Autônomos de Investimento. Corretoras de investimento
Ilustração: Marcelo Andreguetti

Imagine que uma empresa emitiu 1.000 ações e que você comprou 100. Isso significa que você tem 10% de participação, certo? Só que aí, tempos depois, a mesma empresa decide emitir mais 500 ações no mercado pra levantar recursos, totalizando 1.500. Com esse aumento, a sua participação diminui de 10% pra 6,66%.

É aí que entra o direito de subscrição: ao colocar mais 500 ações no mercado, a empresa precisa dar preferência a você na compra de 50 dessas ações, que vão permitir manter o seu nível de participação. Ou seja, com 150 ações, você consegue manter seus 10% iniciais. E a decisão fica nas suas mãos.

A subscrição é um direito dado ao acionista, mas não uma exigência. Assim como o inquilino não precisa comprar a casa que aluga, o acionista também precisa comprar novas ações. Você faz o que você quiser com a sua vida e o seu dinheiro. Vale a pena analisar seu portfólio e o desempenho dos papéis para ver se compensa ou não aumentar o número de ações daquela empresa


Você também pode gostar
POR
Pedro Knoth 07 nov. 2024, 07:00
Dividendos da Marfrig (MRFG3) vêm em 2024? Entenda como paga proventos a dona da BRF

Sem pagar dividendos desde 2022, Marfrig (MRFG3) deve ter retomada de proventos em 2024 segundo bancos

POR
Aluísio Alves 06 nov. 2024, 17:33
Gerdau (GGBR4): confira histórico de dividendos e perspectivas após 3° tri e eleição nos EUA

Segundo analistas, a companhia está bem posicionada para ter resultados crescentes nos próximos anos

POR
Lívia Venaglia 06 nov. 2024, 14:57
Novo ETF de renda fixa mira proteção à inflação e liquidez; veja se vale a pena investir

Fundo espelha índice composto por títulos do Tesouro Selic e do Tesouro IPCA+ buscando se enquadrar em nova regulação e ter menor taxa de tributação

4 min.
POR
Daniel Fernandes 06 nov. 2024, 10:03
Vitória de Trump traz para o Brasil pressão no dólar, na inflação e uma palavra de ordem: instabilidade

Eleição de republicano apresenta mudança não apenas nas relações comerciais entre Brasil e EUA, mas uma nova dinâmica para os mercados

POR
Redação IF 06 nov. 2024, 07:59
Ações da Trump Media disparam quase 30% em NY com vitória de Trump nas eleições

As ações da Trump Media funcionaram como um indicador das chances de vitória de Trump nos últimos meses, e essa tendência foi ainda mais acentuada nos últimos dias

POR
Isabella Carvalho 06 nov. 2024, 07:15
Eleições dos EUA: como a vitória de Trump já impacta o valor do bitcoin?  

Mudança de cenário já é sentida na criptomoeda; veja análise sobre o que deve acontecer daqui para frente

4 min.
POR
Pedro Knoth 06 nov. 2024, 07:00
Resultado do Itaú (ITUB4) dá pista sobre o que esperar dos dividendos da Itaúsa (ITSA4)

Dividendos da holding devem subir com lucro acima do esperado do Itaú Unibanco (ITUB4); veja o que analistas preveem para Itaúsa (ITSA4)

Clique e veja mais